Com a aproximação do processo de escolha do futuro presidente do PT, a artilharia sobre Edinho Silva se intensificou, segundo informa a colunista Bela Megale, do jornal O GLOBO.
O apoio de maior peso que o prefeito de Araraquara (SP) , no entanto, segue firme, mesmo com as investidas contra ele. O presidente Lula, segundo ministros do governo, mantém a avaliação de que Edinho é o melhor nome para suceder Gleisi Hoffmann no comando do partido.
O fato de Edinho não ter eleito sua candidata como prefeito de Araraquara passou a ser usado por petistas contrários a ele para tentar desidratar seu nome. Ao menos com Lula, a estratégia não funcionou.
Aliados de Edinho apontam que a derrota na sua cidade não foi um fato isolado e argumentam que o PT amargou resultados ruins em locais onde tinha expectativa de vitória, como alguns municípios de São Paulo e grandes cidades da Bahia.
Gleisi tem defendido que este seria o momento de um nome do Nordeste ser contemplado na presidência do PT. O deputado José Guimarães (CE) passou a ser colocado como uma possibilidade, mas, recentemente, o parlamentar deu sinais de que pretende concorrer a uma vaga no Senado.
A presidente do PT tem defendido que a solução ideal seria construir um nome de consenso e não haver um processo de disputa. Edinho já deixou claro a aliados que ele não abrirá mão de concorrer ao comando da sigla.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/mesmo-com-derrota-em-araraquara-edinho-segue-sendo-o-favorito-de-lula-a-presidencia-do-pt/