A Galeria Trapiche abre suas portas a partir do dia 24 de outubro de 2024, para a nova exposição do artista visual maranhense Marçal Athayde, nomeada “A cidade que houve quando o avião passou”. Entre pinturas e objetos, a mostra reúne mais de 30 trabalhos inspirados pelo icônico poema “Uma fotografia aérea” de Ferreira Gullar, que relacionam-se com a poesia e a memória cultural da cidade de São Luís.
A exposição tem como ponto de partida um cruzamento fascinante de tempos e espaços. A aviadora norte-americana Amelia Earhart, durante um voo em 1937 sobre o Nordeste brasileiro, registrou uma fotografia aérea da cidade de São Luís. Anos depois, o poeta Ferreira Gullar, em um “susto poético”, deparou-se com essa mesma fotografia e a materializou em uma obra literária. Agora, em uma nova camada de ideias, Marçal Athayde recria e reinterpreta essa conexão histórica e artística, trazendo à tona a força visual da memória e da imaginação.
A mostra é um convite para reviver São Luís sob a perspectiva de um fotógrafo-poeta, que busca demonstrar em seus trabalhos a essência viva da cidade, além do seu ritmo e suas paisagens mais cotidianos. Durante a pandemia, o artista produziu tais conteúdos em uma explosão criativa que reverbera o impacto da poesia de Gullar, criando uma relação profunda entre as artes visuais e literárias.
A exposição estará aberta para visitação de 24 de outubro a 02 de dezembro de 2024, com entrada gratuita.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/10/estreia-na-galeria-trapiche-a-exposicao-a-cidade-que-houve-quando-o-aviao-passou-de-marcal-athayde/