Nesta terça-feira (22), ocorreu mais uma fase do Programa Meu Celular de Volta, lançado pelo Governo do Maranhão. Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, o programa já recuperou mais de 400 celulares, sendo 164 apenas nesta terça-feira.
Os aparelhos serão devolvidos aos proprietários até a primeira quinzena de novembro. Eles foram localizados com base nos números de IMEI fornecidos em registros de perda, furto ou roubo na Grande Ilha, área inicial do programa. A iniciativa busca reduzir crimes relacionados a celulares e combater a venda de aparelhos de origem ilegal.
O governador Carlos Brandão destacou o programa no Jornal Hoje, celebrando a localização de mais de dois mil celulares desde o lançamento, no fim de setembro, e elogiou a equipe envolvida. Segundo o secretário de Segurança, Maurício Martins, o programa tem sido um sucesso e será expandido para o interior do estado, buscando mais segurança para os cidadãos.
Nesta semana, mais de mil pessoas foram convocadas para prestar esclarecimentos sobre celulares perdidos ou furtados, como parte das ações do programa. O delegado-geral Manoel Almeida Neto enfatizou que o objetivo é aumentar o alcance da iniciativa e intensificar o combate a esse tipo de crime em todo o Maranhão.
O programa se destina às vítimas de roubo, furto ou perda de celular que registraram o número de IMEI no Boletim de Ocorrência. Inicialmente, abrange a Grande Ilha, mas será expandido para Imperatriz em novembro, e depois para outros municípios do estado. O objetivo é reduzir crimes como roubos e furtos, além de desestimular a venda de aparelhos de origem ilícita, evitando também fraudes financeiras e golpes que costumam ocorrer com celulares roubados.
* Fonte: Polícia Civil
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/10/meu-celular-de-volta-mais-uma-etapa-do-programa-e-realizada-em-sao-luis/