23 de outubro de 2024
Oposição na Alerj defende a permanência do acadêmico Jerson Lima
Compartilhe:

Deputados de oposição usaram o expediente inicial da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (23/10), para defender a permanência de Jerson Lima da Silva à frente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj).

A expectativa é que o cargo passe a ser ocupado pelo bolsonarista Alexandre Valle. A exoneração foi afiançada pelo governador Cláudio Castro. Valle, que foi secretário estadual de Educação e deputado federal, perdeu a disputa pela prefeitura de Itaguaí.   

Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, a deputada Elika Takimoto (PT), disse lamentar, em nome de pesquisadores e cientistas, que o órgão seja usado politicamente pelo governo, já que o futuro presidente não possui ligação acadêmica.  

“As instituições de pesquisa e ensino apontam que essa movimentação, feita de forma unilateral, vai afetar negativamente o trabalho que vem sendo desenvolvido. O indicado é empresário do ramo de corretagem. Não é ligado ao mundo da pesquisa”, criticou.

Outra que usou o expediente inicial foi a deputada Dani Balbi (PCdoB). Ela também lamentou que a Faperj tenha sua tradição quebrada por conta de um “correligionário” do governador Cláudio Castro

“A Faperj desenvolve inúmeras pesquisas com base em políticas públicas. Ou seja, presta relevantes serviços para a sociedade. O governo trocou o presidente atual por um correligionário seu, que não tem nenhuma ligação acadêmica, quebrando uma longa tradição. Seria interessante ouvir a comunidade científica antes”, disse a deputada.

Os deputados não foram os únicos a criticar a mudança. A Uerj criou uma petição pública contrária à saída de Jerson Lima. De acordo com o documento, a exoneração é um pedido do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Anderson Moraes, deputado estadual licenciado.

“A FAPERJ é essencial para o financiamento da ciência no estado do RJ, apoiando não só as Universidades Estaduais e Federais, como também em diversas frentes que apoiam e valorizam a sociedade fluminense”, diz um trecho  da nota.

Em atualização.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/oposicao-na-alerj-defende-a-permanencia-do-academico-jerson-lima-a-frente-da-faperj/