24 de outubro de 2024
Ex-pesquisador da OpenAI diz que empresa violou lei de direitos
Compartilhe:

Suchir Balaji passou quase quatro anos como pesquisador na OpenAI, onde ajudou a organizar dados da internet para desenvolver o ChatGPT. Inicialmente, ele não questionou os direitos legais da empresa sobre o uso desses dados, mas, após o lançamento do chatbot, em novembro de 2022, começou a refletir sobre as implicações de sua utilização.

Balaji concluiu que o uso de dados protegidos por direitos autorais violava a lei e que tecnologias como o ChatGPT prejudicavam a internet, como ele mesmo contou em entrevista ao The New York Times. Em agosto, ele deixou a OpenAI, afirmando que não queria contribuir para tecnologias que acreditava serem prejudiciais à sociedade.

Ao contrário de muitos que alertam sobre riscos futuros da inteligência artificial (IA), Balaji vê ameaças imediatas, como a destruição da viabilidade comercial de criadores de conteúdo. Ele critica o modelo de negócios da OpenAI, que, segundo ele, não é sustentável para o ecossistema digital.

Ex-funcionário deixou OpenAI por não compactuar com práticas que prejudicariam outras pessoas (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

OpenAI alega que uso de dados públicos não é prejudicial

  • A OpenAI, por sua vez, defende que usa dados públicos de maneira justa, citando a doutrina do “uso justo”;
  • No entanto, Balaji argumenta que as tecnologias geram cópias substanciais dos dados, competindo diretamente com conteúdos existentes;
  • Ele aponta que essas IAs frequentemente produzem informações falsas, alterando a qualidade da internet.

Leia mais:

  • ChatGPT vs Claude.AI: qual IA é melhor?
  • Detector de IA: 5 sites para conferir se o texto foi escrito pelo ChatGPT
  • Perplexity vs ChatGPT: qual IA é melhor?

Especialistas em propriedade intelectual, como o advogado Bradley J. Hulbert, afirmam que as leis atuais não foram feitas para a era da IA e sugerem que o Congresso dos Estados Unidos deve criar novas regulamentações. “Considerando que a IA está evoluindo tão rapidamente, é hora de o Congresso intervir”, afirma o advogado.

Balaji concorda, enfatizando a necessidade urgente de regulamentação no setor. “É a única saída para tudo isso”, diz ele.

ChatGPT/OpenAI
Leis atuais sobre dados e tecnologias digitais precisam ser reformuladas para contemplar as IAs, já que foram criadas bem antes da ascensão destas tecnologias (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

O post Ex-pesquisador da OpenAI diz que empresa violou lei de direitos autorais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/24/pro/ex-pesquisador-da-openai-diz-que-empresa-violou-lei-de-direitos-autorais/