23 de novembro de 2024
Bomba inteligente: o que é e como funciona a bomba
Compartilhe:

Um dos artefatos mais poderosos do arsenal de Israel é a bomba inteligente, também conhecida como bomba guiada. A ogiva derrubou rapidamente um prédio inteiro em Beirute, capital do Líbano, em outubro de 2024.

O que é uma bomba inteligente?

Esse tipo de bomba conta com um sistema que o direciona até o alvo. Suas asas podem ter superfícies de controle que se movem em resposta a comandos, permitindo ajustes na direção da ogiva à medida que cai. Por isso, tem maior precisão.

No caso da bomba inteligente lançada por Israel contra o Líbano nesta semana, tratava-se de uma ogiva de 1 tonelada equipada com um kit de orientação israelense conhecido como “Spice”, de acordo com um especialista ouvido pela agência de notícias Associated Press. O veículo conseguiu um raro registrou do momento em que o prédio é derrubado.

Spice é uma sigla para Smart (inteligente), Precise-Impact (impacto preciso) and Cost-Effective (custo eficiente). O poder destrutivo da bomba lançada por Israel está relacionado a diversos fatores, como o seu tamanho e a forma com que é fundido.

Apagão no Líbano: foto aérea feita por imigrante português em Beirute mostra cidade no escuro. Imagem: João Sousa, via Jornal Expresso

Leia também

  • Walkie-talkies do Hezbollah explodem no Líbano
  • Domo de Ferro de Israel é vulnerável a ataques de drones?
  • Irã x Israel: conheça arsenal de mísseis caríssimos dos dois países

Como funciona?

A bomba inteligente de Israel foi lançada por um avião de guerra israelense, como um F-15 ou F-16, que se mantém fora de perigo. Uma vez lançada, o curso da ogiva é ajustado por meio de alertas móveis.

O sistema de orientação “Spice” produzido pela empresa Rafael Advanced Defense System, cujo dono é Israel, e acoplados a uma bomba não-guiada. A ogiva explosiva, por sua vez, provavelmente, é do estilo MK-84 e custa 2 mil libras. Há versões menores da ogiva, que pode ser lançada até 60 km do alvo.

A empresa Rafael anuncia os kits Spice como capazes de operar tanto pelo dia quanto pela noite, em condições climáticas adversas e mesmo em áreas bloqueadas por GPS. Ainda de acordo com a companhia, a bomba inteligente tem alta letalidade e baixo dano colateral.

Imagem: Below the Sky/Shutterstock

O sistema de orientação foi projetado para depender do GPS e de um sistema baseado em câmeras e sensores. O fusível que derrubou o prédio em Beirute se enterrou no chão para a detonação. Isso teve como efeito limitar a fragmentação.

O post Bomba inteligente: o que é e como funciona a bomba guiada? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/26/pro/bomba-inteligente-o-que-e-e-como-funciona-a-bomba-guiada/