23 de novembro de 2024
Gleisi cobra “mais respeito ao PT” após Padilha dizer que
Compartilhe:

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, rebateu nesta segunda-feira (28) as recentes das declarações do ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, sobre o desempenho do PT nas eleições municipais de 2024.

Gleisi se manifestou sobre as críticas do ministro Padilha, que cobrou uma autocrítica do partido e sugeriu que o PT estaria “na zona de rebaixamento” nas eleições municipais.

“Temos de refrescar a memória do ministro Padilha, o que aconteceu conosco desde 2016 e a base de centro e direita do Congresso que se reproduz nas eleições municipais, que ele bem conhece. Pagamos o preço, como partido, de estar num governo de ampla coalizão. E estamos numa ofensiva da extrema direita. Ofender o partido, fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças”, disparou Gleisi, em uma publicação nas redes sociais.

O PT elegeu 252 prefeitos nas eleições municipais de 2024. O partido voltará a comandar uma capital com a vitória de Evandro Leitão, em Fortaleza. Nas eleições de 2020, o PT havia conquistado 182 prefeituras, o pior desempenho do partido desde 2000.

Em coletiva de imprensa, no Palácio da Alvorada, Padilha disse que o PT é campeão nacional das eleições presidenciais, mas que no âmbito municipal o partido estaria no “Z-4”, uma expressão futebolística utilizada, popularmente, para se referir aos quatro últimos colocados do Campeonato Brasileiro que serão rebaixados ao final da competição.

“O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais. Nenhum partido ganhou tantas eleições presidenciais, no Brasil, quanto o PT. Mas, desde 2016 entrou no fim da tabela, ali no z-4 das eleições municipais. Eu diria que mesmo com os avanços que teve hoje, não saiu ainda dessa posição de fim de tabela”, disse Padilha.

Gleisi discordou do ministro, e pediu para que ele tenha mais respeito com o PT.

“Padilha devia focar nas articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados. Mais respeito com o partido que lutou por Lula Livre e Lula Presidente, quando poucos acreditavam”, concluiu ela.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/gleisi-cobra-mais-respeito-ao-pt-apos-padilha-dizer-que-partido-esta-na-zona-de-rebaixamento/