24 de novembro de 2024
Bolsonaro vai ao Senado e negocia aprovação de projeto que
Compartilhe:

Na tarde desta terça-feira (29), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve no Senado para discutir o apoio do PL às candidaturas de Davi Alcolumbre (União Brasil) e Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência do Senado e da Câmara, respectivamente. Ao deixar a reunião com a bancada de senadores do partido, Bolsonaro enfatizou a importância da anistia para os golpistas do 8 de janeiro de 2023 e também para ele próprio, que se encontra inelegível devido a duas decisões da Justiça Eleitoral.

O PL, que possui a maior bancada da Câmara com 92 dos 513 deputados e 14 dos 81 senadores, é considerado um ator central nas negociações. Bolsonaro revelou que teve uma conversa na segunda-feira com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), elogiando sua decisão de retirar o projeto de anistia da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e transferi-lo para uma comissão especial.

O ex-presidente reiterou que a prioridade é garantir a anistia aos indivíduos condenados ou que respondem a processos relacionados aos atos de vandalismo que ocorreram nas sedes dos três Poderes em janeiro de 2023. Além disso, mencionou que sua própria anistia, com vistas a uma possível candidatura nas eleições presidenciais de 2026, será um tema a ser discutido em breve. As eleições para o comando da Câmara e do Senado estão agendadas para fevereiro, e Alcolumbre e Motta são considerados favoritos na disputa.

Com informações da Folha de S.Paulo

LEIA MAIS

Presidente da Câmara atrasa tramitação de PL que anistia golpistas do 8/1 e cria comissão especial para o tema

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-vai-ao-senado-e-negocia-aprovacao-de-projeto-que-anistia-golpistas/