Novos usuários do X, interessados em temas como artesanato, esportes e culinária, estão recebendo uma enxurrada de conteúdo político, predominantemente favorável a Donald Trump e questionando a integridade das próximas eleições, conforme revela uma análise do Wall Street Journal.
Apesar de criarem contas com foco apolítico, a maioria das postagens nos feeds dos novos usuários eram partidárias, com a campanha de Kamala Harris liderando em visualizações, embora postagens pró-Trump fossem mais frequentes.
O estudo descobriu que, embora menos de um terço das postagens fossem políticas, o algoritmo do X introduzia frequentemente conteúdo político, fazendo com que representasse quase metade do total nos feeds.
Leia mais:
- Após tentar banir TikTok, Trump cria conta na rede social
- Elon Musk pode ganhar função na Casa Branca se Trump for eleito
- Rede social criada por Trump deve ser afetada por investigações
A análise foi realizada em cinco estados, predominantemente de batalha, usando contas com interesses não políticos.
Musk diz que o X é neutro, apesar do apoio público a Trump
- X enfrenta críticas sobre o conteúdo controverso desde a aquisição de Elon Musk, que alegou que a plataforma é neutra, apesar de seu suporte a Trump.
- Enquanto os republicanos dominam a publicidade política no X, o estudo destaca que a campanha de Harris tem sido bem-sucedida em viralizar conteúdo.
- A plataforma frequentemente sugere que novos usuários sigam Musk, cujas postagens têm grande visibilidade.
Desde a aquisição de Musk, a percepção do X entre os republicanos melhorou, com mais usuários de direita considerando a plataforma benéfica para a democracia. Em contrapartida, usuários de esquerda se sentem menos representados, refletindo uma polarização crescente na rede social.
O post Nos EUA, o X de Musk mostra conteúdo político até para quem não quer apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/29/internet-e-redes-sociais/nos-eua-o-x-de-musk-mostra-conteudo-politico-ate-para-quem-nao-quer/