30 de outubro de 2024
Moradores afetados pelo incêndio na loja Vem Ki Tem organizam
Compartilhe:

O incêndio de grandes proporções que ocasionou a destruição da Loja Vem Ki Tem, acontecido no dia 1º de setembro deste ano, causou prejuízos e danos estruturais não somente para o prédio comercial em questão, mas também para inúmeras pessoas residentes da região. Devido a falta de apoio por conta da loja, as famílias afetadas pelo acidente realizarão um protesto na tarde desta quarta-feira (30), onde será reivindicado seus direitos e exigido o devido apoio por parte da empresa.

Estrutura danificada pelo incêndio

Moradores do local afetado pelo acontecido, afirmam que a empresa não se disponibilizou a apoiar de maneira proporcional e condizente com os danos físicos e estruturais consequentes do acidente. Uma das moradoras que teve sua casa afetada pelo incêndio, conta que a VemKiTem entrou em contato pela primeira vez somente após 1 mês do acontecido, e afirma que anteriormente a comunicação entre ambos os lados era somente buscada por ela.

Segundo a fonte, o apoio financeiro destinado à reparação das casas oferecido pela empresa resume-se a um voucher no valor de até R$1000, não custeando metade dos danos causados pelo incêndio.

Além disso, Nayara alega que para abrigar os pets das famílias afetadas, foi oferecido um local onde os animais poderiam ficar, mas que no entanto, não possuía condições apropriadas para tal, “Quando eu cheguei no local era uma casa, que estava suja,
só tinha uma criança, mal vestida, tinha um carro abandonado na garagem, e uma
mulher. E essa mulher me disse que não estava sabendo e que ia ligar pra dona da casa, eu vi que era um local completamente inadequado
“.

Devido mal estar e dores no peito, Nayara conta que buscou atendimento médico e realizou exames, mas que no entanto tais procedimentos não seriam reembolsados por parte da empresa. Em conversa com representante da loja, foi informada que “você tem que ir no médico conveniado com a Vem Ki Tem, e se ele disser que foi por causa do acidente, você vai ser reembolsada. Se ele falar que não, você não vai ser reembolsada”

O VemKiTem Atacarejo, informou por meio de nota que as apurações e perícias sobre o incêndio foram conduzidas com total apoio e colaboração do Corpo de Bombeiros do Maranhão e da Defesa Civil Estadual, conforme todos os protocolos de segurança.

Ainda segundo a nota, o Corpo de Bombeiros concluiu que a causa do incidente foi indeterminada; e, na última sexta-feira (25), depois de reiteradas visitas técnicas aos imóveis vizinhos à loja, a Defesa Civil Estadual atestou em laudo que as famílias já podem retornar aos lares em segurança. Agora, a previsão é que as pessoas voltem para suas casas até esta quinta-feira (31).

A empresa informa que se manteve o tempo inteiro ao lado das famílias, em contato direto, a fim de prestar informações e ouvir possíveis demandas, para a celebração de acordos que possibilitem a retomada da rotina de cada uma delas, dentro da normalidade.

E que até o momento, 8 famílias cujas moradias foram afetadas já firmaram acordos, enquanto as demais seguem em negociação. Buscando sempre agir com transparência e dentro da legalidade, o VemKiTem se pauta exclusivamente pelos laudos oficiais emitidos pelos órgãos competentes.

Segundo laudo técnico do Corpo de Bombeiros, não houve danos estruturais graves nas edificações do entorno. Apenas 4 imóveis ainda estão parcialmente interditados por necessidades de ajustes técnicos, que já estão sendo providenciados.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/10/moradores-afetados-pelo-incendio-na-loja-vem-ki-tem-organizam-protesto-para-esta-tarde/