O Partido Verde (PV) oficializou, nesta quinta-feira (31), seu apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados. Com essa adesão, a federação PT-PCdoB-PV, que conta com 80 parlamentares, unifica sua posição em favor do candidato apoiado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Durante o anúncio, feito na liderança do Republicanos, o líder do PV, Luciano Amaral (PV-AL), assegurou que Motta pode contar com os votos dos cinco deputados de sua sigla: “Hugo conta conosco na eleição, e contará conosco na presidência”, declarou Amaral, com Motta presente.
Soma de apoios a Motta totaliza 324 deputados
Com o PV, Motta agora tem o respaldo de oito partidos, totalizando 324 votos entre as bancadas de PT, PL, PP, Republicanos, MDB, Podemos e PCdoB. Para garantir a vitória no primeiro turno, ele precisa de 257 votos, a maioria absoluta dos 513 deputados. A votação será secreta.
A crescente aliança em torno de Motta tem gerado um “esvaziamento” entre os demais candidatos do centrão. O União Brasil, que já sinalizou apoio ao candidato, concedeu um prazo para Elmar Nascimento (União Brasil-BA) negociar sua posição dentro do bloco.
Apesar de afirmar que sua candidatura se mantém, a expectativa é que Elmar retire seu nome em breve. Antonio Brito (PSD-BA), outro postulante, também enfrenta dificuldades após o apoio do PT e a movimentação do União Brasil.
A avaliação na Câmara é de que a busca de Lira por uma candidatura de consenso está se consolidando, com Motta já contando com a aliança de 8 dos 20 partidos desde que seu nome foi formalizado na última terça-feira (29).
Com informações do Metrópoles
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pt-pcdob-e-pv-fecha-apoio-a-hugo-motta-na-sucessao-da-camara-dos-deputados/