No dia 5 de novembro, a Escola Municipal de Tempo Integral Negro Cosme recebe o Sinta o Som, programa sociocultural focado em música, ludicidade e sustentabilidade, que apresenta o show “Batuque na Cozinha”, destinado às crianças da rede pública. A programação inclui ainda a realização da masterclass “A Arte de Ser Feliz na Escola” para os professores.
O projeto é desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), sediado no Rio de Janeiro, com o patrocínio de Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A atividade será realizada pela manhã, a partir das 8h30 e à tarde, às 13h30. O elenco do Sinta o Som e os alunos participantes trarão músicas e brincadeiras educativas que valorizam a cultura e a identidade do Maranhão, incluindo elementos socioambientais ao longo do programa.
Uma homenagem especial será feita à Dona Teté, cantora, compositora, mestra da cultura popular maranhense e uma das principais responsáveis pela promoção e difusão do cacuriá, uma dança típica do Estado. Dona Teté, que faleceu em 2011 aos 87 anos, será representada no palco pelo elenco do Sinta o Som, com um repertório cuidadosamente escolhido para celebrar suas contribuições culturais.
Além do show, o projeto oferecerá uma masterclass para os professores da rede municipal de ensino e para a comunidade. Esta sessão compartilhará as metodologias do projeto, destacando como a música e a arte podem ser usadas como recursos pedagógicos para fortalecer a aprendizagem em sala de aula.
O programa da apresentação traz músicas do cancioneiro popular brasileiro, entre elas as “Abre a Roda Tindolelê”, “Cana Verde”, “Si Mama Kaa”, “ Yapo ê ta ta ê” e “Meu Limão, meu limoeiro”, que são de domínio público; a composição autoral “Inventei uma Dança”, do projeto Sinta o Som; e a composição “Batuque na Cozinha”, de João da Baiana.
Sinta o Som
O Sinta o Som, iniciado em 2019, oferece uma série de atividades culturais e artísticas que valorizam repertórios populares, fortalecendo a integração sociocomunitária e a conscientização ambiental a partir da música, com foco em estudantes da rede pública, famílias e comunidades. As atividades incluem: pólos com oficinas musicais gratuitas, a partir de material reciclável e de reuso, para alunos da Educação Infantil (pré-escolar) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); concertos e culminâncias semestrais de integração sociocomunitária; grandes shows musicais, entre outras.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís, o projeto atende a 400 alunos da Educação Infantil (pré-escolar) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), distribuídos em até 6 unidades escolares. Ao longo de 11 meses os alunos recebem oficinas musicais com o uso de brincadeiras e brinquedos da tradição popular (Cups Song, O Passo e Body Song), repertório de música popular brasileira, entre outros recursos como a construção de instrumentos musicais a partir de materiais de reuso.
Horários da Programação:
Manhã
08h30 – Show Batuque na Cozinha
09h30 – Masterclass “A Arte de Ser Feliz na Escola” (para professores da Rede Pública Municipal e comunidade)
Tarde
13h30 – Show Batuque na Cozinha
15h – Masterclass “A Arte de Ser Feliz na Escola” (para professores da Rede Pública Municipal e comunidade)
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/11/sinta-o-som-apresenta-o-show-batuque-na-cozinha-em-sao-luis/