1 de novembro de 2024
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

A “bancada da bala”, formada por cerca de 250 parlamentares ligados à segurança pública, está se organizando para tentar impedir o avanço da PEC da Segurança, proposta pelo presidente Lula e apresentada recentemente a governadores. Na próxima semana, os deputados planejam uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir suas preocupações e tentar barrar a proposta, informa Igor Gadelha, no Metrópoles.

O deputado Alberto Fraga (PL-DF), presidente da Frente Parlamentar da Segurança Pública, destacou que o governo não ouviu a opinião da bancada sobre a PEC. “Essa PEC, que já nasceu morta, toma para si a política nacional e a coordenação. A PEC é ruim, é um golpe federativo nas entrelinhas”, declarou Fraga, argumentando que a proposta centraliza o poder na União em detrimento dos estados.

Audiências públicas e nova convocação do ministro da Justiça

Os parlamentares também avaliam a realização de audiências públicas e novas convocações do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para esclarecimentos sobre a PEC. As divergências com a proposta se concentram especialmente em torno do aumento das competências das forças federais, como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), vinculadas à União.

Outro membro da bancada, o deputado Sanderson (PL-RS), criticou o que vê como uma tentativa do governo de “empoderar as polícias federais, a seu rigoroso comando e subordinação”, o que, segundo ele, tornaria as forças estaduais menos relevantes para a segurança da população.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bancada-da-bala-se-articula-para-barrar-avanco-da-pec-da-seguranca-no-congresso/