O imaginário sobre o Caribe tende a representar as ilhas da região como locais paradisíacos, com belas praias e outras atrações turísticas. Entretanto, governos locais têm alertado para escassez de água na região. Nos últimos cinco anos, todas as ilhas do Caribe viveram algum tipo de falta d’água.
Jamaica, por exemplo, está enfrentando restrições de água. Resorts tiveram água desligada nos últimos anos, limitando o recurso a algumas horas do dia em determinadas áreas.
Por que a demanda de água ultrapassa a oferta no Caribe?
Mudanças nos padrões de chuva e secas estão provocando a escassez hídrica. Mas há fatores que explicam por que a demanda está superando a oferta de água, de acordo com artigo do The Conversation.
Rápida urbanização e industrialização
O Caribe tem uma das mais rápidas urbanizações do mundo. Cerca de 75% da população vive em cidades, e essa taxa ainda está crescendo, o que coloca pressão nos sistemas públicos de água. Além disso, a industrialização e a agricultura degradaram a qualidade do recurso.
Somado na isso, a competição diminuiu o fluxo de corpos d’água. Os moradores passam, então, a retirar o recurso de fontes sensíveis, como do subterrâneo.
Uso intensivo de água pela indústria do turismo
O turismo local repleto de resorts e extremamente baseado no uso da água também pressiona o Caribe. Durante os racionamentos, a água é desviada primeiro para os hotéis e outros locais dependentes do turismo, o que deixa a população local sem água por horas ou mesmo dias. Se eles violarem as restrições, podem enfrentar multas.
Leia também
- Risco de escassez global de água é maior do que pensávamos, alerta novo estudo
- Água subterrânea da Terra pode ficar muito quente para ser potável no futuro
- Startup quer baratear tratamento e reciclagem de água imitando a chuva
Governança de infraestrutura fraca
Uma fraca governança faz com que haja muita perda de água tratada antes mesmo que ela chegue até o cliente. Uma concessionária de água que conta com bom desempenho tem uma perda de água que fica abaixo de 30%. No Caribe, a média de perda é de 45%, mas em alguns casos chega a 75%.
Mudanças climáticas aumentam insegurança hídrica no Caribe
Os sistemas de água sofrem nos dias bons, mas há o risco de a situação se deteriorar ainda mais com a intensificação dos extremos climáticos. Furacões e enchentes, por exemplo, podem danificar estruturas.
O Caribe é a segunda região do mundo mais propensa a desastres. Esses extremos climáticos podem provocar erosões, enchentes e contaminação de água.
Após o furacão Maria atingir a região em 2017, por exemplo, 14% de seus moradores ficaram sem água portável três meses depois.
O post Por que a falta de água tem sido um problema crescente no Caribe? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/04/ciencia-e-espaco/por-que-a-falta-de-agua-tem-sido-um-problema-crescente-no-caribe/