Parlamentares brasileiros elaboraram uma carta denunciando que um grupo de políticos de extrema direita do Brasil planeja uma viagem aos EUA, logo após as eleições, para buscar apoio junto ao Partido Republicano americano.
O deputado federal Pastor Henrique Vieira, do PSOL do Rio, foi um dos que assinou o documento. Além de Vieira, também assinaram a carta os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Eliziane Gama (PSD-MA), além dos deputados Jandira Feghali (PC do B-RJ), Rafael Brito (MDB-AL) e Rafael Corrêa (PT-MG).
“Parlamentares brasileiros denunciaram uma viagem de políticos da extrema direita aos EUA para buscar apoio junto à ala mais radical dos republicanos. Essa iniciativa visa deslegitimar as instituições democráticas do Brasil e fortalecer narrativas golpistas e de desinformação. O alerta destaca a ameaça que esses grupos representam à estabilidade e à democracia, reforçando a importância da resistência coletiva em defesa do Estado de Direito”, explicou Vieira.
Segundo uma reportagem do UOL, uma delegação de políticos bolsonaristas estaria planejando uma visita aos Estados Unidos logo após as eleições americanas, em busca de apoio da ala mais radical do Partido Republicano de Donald Trump. O objetivo seria articular com os americanos uma pressão sobre as instituições brasileiras.
Ainda de acordo com o UOL, membros do governo já estariam cientes dessa movimentação e ligaram o sinal de alerta, pois o temor é de que uma eventual vitória de Trump possa transformar a Casa Branca em uma espécie de QG internacional para articulações políticas dos bolsonaristas brasileiros.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/parlamentares-alertam-sobre-viagem-de-politicos-da-extrema-direita-aos-eua-em-busca-de-apoio/