O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, afirmou nesta quarta-feira (6) que a recente eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos não terá qualquer influência nas investigações em andamento que envolvem Jair Bolsonaro. Segundo Rodrigues, “a influência é zero na nossa investigação. O Brasil é um país soberano. A Justiça brasileira é independente e a Polícia Federal atua com autonomia investigativa”, declarou à coluna de Bela Megale, do Globo.
Apesar dessa posição, aliados de Bolsonaro veem a vitória de Trump como um ponto estratégico para a defesa do ex-presidente. Eles acreditam que o novo governo americano pode ser utilizado para exercer pressão sobre o Judiciário, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e as autoridades da PF. Uma das possíveis formas de pressão envolveria a suspensão de vistos de entrada nos Estados Unidos para ministros do Supremo e agentes da Polícia Federal envolvidos nas investigações contra Bolsonaro.
No primeiro semestre, parlamentares republicanos já haviam tentado articular um movimento nesse sentido, mas a tentativa não avançou junto ao governo Biden.
— Vamos concluir nossa investigação de forma técnica, baseada na qualidade da prova e na responsabilidade que temos em todas as investigações, no tempo necessário para colher todos os elementos relacionados ao processo — disse Rodrigues.
Neste mês, a PF deve concluir a investigação que apura o envolvimento de Bolsonaro, militares e ex-integrantes de seu governo numa tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente já foi indiciado pela PF no inquérito de desvios de presentes da Arábia Saudita destinados ao Estado brasileiro e no caso que envolve falsificações de cartões de vacina da Covid-19.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/diretor-da-policia-federal-afirma-que-vitoria-de-trump-tem-influencia-zero-em-investigacoes-que-envolvem-bolsonaro/