Embora o PT tenha solicitado a primeira-vice-presidência do Senado e a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) como contrapartida pelo apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência da Casa no próximo ano, nenhum dos pedidos deverá ser atendido.
Para consolidar sua candidatura, Alcolumbre já havia estabelecido dois acordos prévios. Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, do Globo, O primeiro prevê que a primeira-vice-presidência do Senado será ocupada por um representante do PL, desde que o partido indique um senador com perfil “mais moderado” e “menos radical”, sendo Eduardo Gomes (PL) uma opção provável para assumir o cargo.
O segundo acordo define que a presidência da CAE ficará com o MDB, decisão acertada antes mesmo de o PT decidir apoiar Alcolumbre.
Nesta semana, o líder do PT no Senado, Beto Faro (PT-PA), em um movimento ensaiado com o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o partido pretende apoiar Alcolumbre. A legenda, que tem 9 senadores, vai discutir o tema com Lula na semana que vem e pretende oficializar o apoio após a reunião.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pt-chega-atrasado-na-corrida-por-cargos-no-senado-e-encontra-principais-comissoes-e-vice-presidencia-ja-ocupadas/