7 de novembro de 2024
Vereadora eleita do PSB de São Paulo faz protesto contra
Compartilhe:

A recém-eleita vereadora Renata Falzoni (PSB-SP) se envolveu em um confronto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) em um protesto contra o corte de árvores na Rua Sena Madureira, na Zona Sul de São Paulo. A intervenção faz parte da construção de dois túneis planejados pela prefeitura, mas o desmatamento de árvores para a obra tem gerado forte oposição por parte de moradores.

Durante a tarde, Falzoni esteve no local e, em ato simbólico, pulou os tapumes que cercavam a obra para abraçar uma das árvores que seria removida. Ela registrou o momento em suas redes sociais, lamentando a perda das árvores. “Em um momento de extrema emoção eu pulei a grade […] abracei essa árvore, que acabou tendo mais alguns minutos de vida […] Mesmo assim a gente não conseguiu brecar esse crime ambiental, saio daqui derrotada”, declarou Falzoni.

A resistência às obras não se limita a Falzoni. Um abaixo-assinado feito por moradores, conselheiros municipais e a associação de moradores da Vila Mariana critica a remoção das árvores, que, segundo o documento, incluirá 180 espécimes, algumas centenárias. O texto argumenta que os túneis não resolverão o problema de mobilidade urbana e poderão, ao contrário, agravar os congestionamentos na cidade, já que a ampliação da infraestrutura de carros tende a aumentar o uso de automóveis.

O abaixo-assinado já conta com mais de 14 mil assinaturas.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/vereadora-eleita-do-psb-de-sao-paulo-faz-protesto-contra-corte-de-180-arvores-em-sao-paulo-para-construcao-de-tuneis/