A descoberta de vários fósseis de tubarão totalmente articulados do período Cretáceo Superior (entre 105 a 72 milhões de anos atrás) pode revelar segredos sobre a árvore genealógica da espécie. Entre os ossos encontrados em ótimo estado de preservação estão os de um gênero extinto chamado Ptychodus.
Leia mais
- Nova espécie de tubarão-fantasma é descoberta
- Tubarões são muito diferentes uns dos outros (até entre a mesma espécie)
- Tubarão raro é avistado em local inédito; veja
- Tubarão que pode viver 500 anos é encontrado no Caribe
Animais eram maiores do que os tubarões brancos que existem hoje
Estes fósseis preservam não apenas os ossos articulados dos tubarões, mas algumas de suas estruturas cartilaginosas, contornos de seus corpos inteiros e, possivelmente, até órgãos. Esses detalhes revelam como os dentes e vértebras dos animais se encaixam, por exemplo.
Após a análise dos materiais, os pesquisadores confirmaram que o Ptychodus é um tipo de tubarão pertencente à família Lamniforme, que inclui os grandes tubarões brancos.
Os antigos animais teriam sido maiores que seus parentes modernos, atingindo até 9,7 metros de comprimento. Já seus dentes esmagavam as presas.
Ptychodus pode ter se alimentado predominantemente de presas de casca dura nectônica, como amonites e tartarugas marinhas, em vez de invertebrados bentônicos, e sua extinção durante o Campaniano, bem antes da crise do final do Cretáceo, pode ter sido relacionada à competição com mosassauros emergentes de globidensina e prognathodontine.
Romain Vullo, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França
Dieta diferenciada
- A existência dos Ptychodus representava um mistério para a ciência desde que os primeiros fósseis de dentes deste gênero foram encontrados na Inglaterra em 1729.
- Ainda hoje é impossível ter certeza como eram estes tubarões antigos.
- No entanto, as novas descobertas indicam que eles tinham uma forma corporal diferente de qualquer tubarão durófago (animais que consomem organismos com casca dura ou exoesqueleto).
- Segundo os pesquisadores, os Ptychodus eram predadores de águas abertas e natação rápida.
- Os resultados da pesquisa foram descritos no Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.
- As informações são do ScienceAlert.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/25/ciencia-e-espaco/fossil-de-tubarao-branco-gigante-e-encontrado/