14 de novembro de 2024
Antonio Brito desiste de candidatura e apoia Hugo Motta para
Compartilhe:

O líder do PSD, Antonio Brito, desistiu de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados e anunciou que o partido irá apoiar o candidato do Republicanos, Hugo Motta (PB). Com o apoio do PSD e de outras siglas, Motta agora conta com um bloco de 429 deputados, bem acima dos 257 necessários para vencer a disputa no primeiro turno. A decisão foi tomada após uma reunião da bancada do PSD, com a presença do presidente do partido, Gilberto Kassab.

Motta já havia conquistado apoio de um amplo espectro partidário, incluindo PL, PT, PCdoB, PV, PP, MDB, PSDB, PSB, e outros, deixando a disputa sem grandes adversários. Espera-se que apenas PSOL e Novo não se alinhem a Motta. Brito declarou que o PSD continuará a negociar cargos importantes, como a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) em 2026 e manterá seus espaços na gestão de Arthur Lira, atual presidente da Câmara.

Kassab elogiou o trabalho de Brito, que, além de comandar a bancada do PSD, ficará à frente do bloco formado pelo MDB, PSD, Republicanos e Podemos até a eleição, marcada para 3 de fevereiro.

Promessa de vaga no TCU para o PT gera resistências

Embora o apoio de Motta tenha consolidado sua candidatura, ele precisará mediar acordos internos para acomodar os interesses das diversas forças da Casa. O PT, por exemplo, já acertou com Motta e Lira uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). O União Brasil, que ainda não desistiu oficialmente de sua candidatura, busca garantir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o que pode gerar disputas internas. Enquanto isso, a relatoria do Orçamento está sendo cobiçada por diversas legendas.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/antonio-brito-desiste-de-candidatura-e-apoia-hugo-motta-para-presidencia-da-camara/