Parlamentares bolsonaristas já calculam o efeito colateral do episódio sobre o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro depois das explosões que aconteceram na noite desta quarta-feira (13) na Praça dos Três Poderes, em Brasília, antes do resultado das investigações.
Segundo informações da colunista Bela Megale, do Globo, para integrantes do PL, partido de Jair Bolsonaro que desponta como principal defensor da medida, as explosões enfraquecem a possibilidade de aprovação da anistia. A leitura é que o ato contra o STF em si já prejudica o projeto.
Outro agravante é que o dono do carro que causou uma das explosões na Praça dos Três Poderes, o chaveiro Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, chegou a ser filiado do PL.
Segundo informações dos Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele usava o nome político de “Tiü França” e tentou uma vaga na Câmara de Vereadores na cidade de Rio do Sul (SC) pela legenda em 2020, mas não se elegeu.
Nas redes sociais, ele chegou a fazer ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF) com imagens de bomba dizendo “Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início 17h48 horas do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!”.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/parlamentares-bolsonaristas-ja-avaliam-efeito-negativo-das-explosoes-em-brasilia-sobre-projeto-de-anistia-dos-envolvidos-no-8-de-janeiro/