20 de setembro de 2024
Compartilhe:

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) durante sessão da CCJ da Câmara. (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

A deputada bolsonarista Júlia Zanatta (PL-SC) afirmou que o Maranhão tem mais pessoas beneficiários do Bolsa Família que trabalhadores com carteira assinada, ao contrário de Santa Catarina, seu estado.

O comentário xenofóbico foi feito nesta quarta-feira durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

— Eu sou defensora que os estados possam legislar sobre mais assuntos porque, como já falei, o Brasil é um país de tamanho continental, e não tem como centralizar mais poder aqui em Brasília. Não tem como nós sermos todos iguais. Santa Catarina não é igual ao Maranhão, por exemplo. Aliás, o meu estado, Santa Catarina, tem mais gente com carteira assinada do que no Bolsa Família, ao contrário do Maranhão, que tem mais gente no Bolsa Família do que com carteira assinada — afirma.

A discussão nesta quarta-feira na CCJ avaliava a constitucionalidade de um projeto de lei que confere aos estados e ao Distrito Federal o direito de legislarem sobre porte e posse de arma de fogo, que hoje compete à União. O texto, apresentado pela também deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), foi declarado constitucional por 34 votos favoráveis e 30 contrários. O texto ainda deve ser levado ao plenário da Câmara.

Logo depois, o deputado federal João Carlos Bacelar (PV-BA) rebateu o comentário xenofóbico da ala mais à direita, que avalia como “arrogância”.

— A gente ouve discursos xenofóbicos da extrema-direita aqui todo dia. É um horror que eles têm ao povo que veio da África, aos nordestinos, aos pobres. É um negócio de chamar a atenção do mundo. Eles se sentem superiores, é uma arrogância e uma tendência à violência. É muito triste — afirmou o petista em comentário que levou a bate-boca no colegiado.

*Com informações de O Globo

Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/santa-catarina-da-certo-nao-e-igual-ao-maranhao-diz-deputada-do-pl/