15 de novembro de 2024
Governadores de oposição reagem ao ataque em Brasília: Zema diz
Compartilhe:

Os governadores de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cogitados como possíveis candidatos ao Palácio do Planalto em 2026 reagiram de maneira distinta ao atentado com explosões ocorrido na Praça dos Três Poderes na noite de quarta-feira.

Até a noite desta quinta-feira (14), os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Jr (PSD-PR) ainda não haviam se manifestado sobre o ataque. Por outro lado, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) responsabilizou diretamente o governo Lula, enquanto Romeu Zema (Novo-MG) e Jair Bolsonaro (PL) caracterizaram o atentado como um ato isolado.

Caiado, em uma publicação no X (antigo Twitter), afirmou que as explosões eram “atos terroristas” e atentados contra a vida e a ordem, reforçando que o episódio refletia um “país à deriva”, sugerindo que a falta de liderança forte no Brasil favorecia o avanço do extremismo e do crime organizado.

O autor do atentado, Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, foi identificado como um chaveiro e ex-candidato a vereador pelo PL em 2020 em Rio do Sul, em Santa Catarina. Antes de cometer o atentado, ele publicou diversas mensagens em suas redes sociais, combinando discursos políticos e religiosos, em que parecia justificar sua ação.

Em entrevista ao jornal português Público, Zema disse que o episódio é lamentável, mas trata-se de um “ato isolado de alguém em profundo desequilíbrio emocional”, que ele comparou com “loucos que disparam armas em escolas e em locais públicos”.

– Não se trata, pelo menos pelo que vi até ao momento, de nenhum movimento, de nenhum grupo, e sim de uma pessoa em total desequilíbrio que provocou essa tragédia – completou.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/governadores-de-oposicao-reagem-ao-ataque-em-brasilia-zema-diz-que-e-ato-isolado-caiado-acusa-lula-ratinho-jr-e-tarcisio-nao-falam/