16 de novembro de 2024
Lula visita o Forte de Copacabana, onde receberá para encontros
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma visita ao Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (15). A partir de sábado, o local será a sede de encontros bilaterais com chefes de Estado, no contexto das reuniões do G20. Lula saiu do hotel Fairmont, onde está hospedado.

O dia foi dedicado aos preparativos para a Cúpula do G20, que acontecerá nas próximas segunda (18) e terça-feira (19). O evento vai reunir líderes das 20 maiores economias do mundo, além de representantes da União Europeia e da União Africana, consolidando a presença do Brasil como anfitrião.

Durante sua estadia no Rio de Janeiro, que vai até meados da próxima semana, o presidente deve realizar ao menos 13 encontros bilaterais.

Segundo integrantes do governo, as reuniões darão ênfase a líderes do Sul Global, reforçando a pauta de cooperação internacional e desenvolvimento sustentável, temas prioritários para o governo brasileiro.

Estão previstos encontros com os presidentes Joe Biden, dos Estados Unidos, Emmanuel Macron, da França, Cyril Ramaphosa, da África do Sul, Abdel Fattah al-Sisi, do Egito, e João Lourenço, de Angola; com os primeiros-ministros Giorgia Meloni, da Itália, Shigeru Ishiba, do Japão, Keir Starmer, do Reino Unido, Anwar Ibrahim, da Malásia, e Narendra Modi, da Índia; e com o príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, Khaled Bin Mohamed Bin Zayed.

A agenda de Lula comporta ainda reuniões com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

Antes da cúpula de líderes, Lula receberá, no sábado, o documento que consolida as discussões do G20 Social, iniciativa inédita da presidência brasileira que tem por objetivo ampliar a participação da sociedade civil nas discussões do grupo das maiores economias do mundo.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-visita-o-forte-de-copacabana-onde-recebera-para-encontros-bilaterais-chefes-de-estado-e-o-secretario-geral-da-onu/