O Rio de Janeiro celebrou o retorno da tradicional foto de família do G20, interrompida nas últimas edições, durante a cúpula do grupo, realizada nesta segunda-feira (18). Os 40 líderes presentes posaram no jardim do MAM, com o Pão de Açúcar ao fundo, às 15h40. No entanto, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não participou da imagem, apesar de chegar ao local um pouco depois.
Biden estava reunido com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e se atrasou para a foto, chegando apenas quando os demais líderes haviam deixado o palanque. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também não compareceu para a foto.
O evento contou com um painel destacando a “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, uma iniciativa brasileira que recebeu apoio de todos os países do G20, incluindo a Argentina, que aderiu à proposta de última hora.
Esta foi a primeira foto de família desde 2021, quando a última foi registrada em Roma. Em 2022, em Bali, e em 2023, em Nova Déli, os líderes evitaram posarem juntos devido à presença da Rússia, que estava envolvida na invasão à Ucrânia.
O presidente russo, Vladimir Putin, não compareceu, sendo representado por seu ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, que também participou da foto. A guerra na Ucrânia, que completou quase três anos, continua sem trégua, com intensificação dos ataques russos. Mesmo em meio a esse contexto, os líderes se alinharam para a foto, sorrindo e acenando, enquanto Lavrov representava Putin.
Com informações do g1
Fonte: https://agendadopoder.com.br/com-ausencia-de-biden-lideres-mundiais-retomam-no-rio-tradicao-da-foto-familia-g20/