Na Cúpula de Líderes do G20, realizada nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro, o primeiro encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei foi aguardado com expectativa. Embora não fosse a primeira vez que os dois se encontravam em um evento, essa seria a primeira foto oficial entre eles desde que Milei assumiu a presidência da Argentina, em dezembro do ano passado. Quando o momento chegou, o contraste na recepção ficou claro. Enquanto os outros líderes foram recebidos com sorrisos, a saudação de Lula a Milei transpareceu uma frieza, refletindo a distância que tem caracterizado a relação entre os dois países nos últimos meses.
O cumprimento entre Lula e Milei durou apenas 15 segundos, o que impressionou até mesmo jornalistas argentinos, que observavam a cena pelo telão da sala de imprensa. Essa frieza já era esperada, dada a postura de Milei, que se opôs a diversas propostas da presidência brasileira do G20.
A Argentina, embora inicialmente não estivesse prevista para participar da Aliança contra a Fome e a Pobreza — uma das principais iniciativas da presidência do Brasil no G20 —, acabou aderindo à proposta, o que foi considerado um sinal de flexibilidade.
Desde antes da posse de Milei, a relação entre os dois presidentes tem sido tensa. Milei, crítico do multilateralismo, tem implementado uma política de austeridade em seu país, focada em cortes de gastos públicos para combater a inflação.
Milei chegou ao Museu de Arte Moderna (MAM) acompanhado de sua irmã, Karina Milei, secretária-geral da Presidência argentina, e como de costume, carregando uma pasta e sem demonstrar simpatia.
Após chegar ao Rio na tarde de domingo, ele se hospedou no hotel Othon Palace, em Copacabana, e optou por não sair para jantar, permanecendo em seu quarto e mantendo contato apenas com seus colaboradores mais próximos.
Por outro lado, o cumprimento de Lula com o presidente francês, Emmanuel Macron, foi caloroso. Lula também recebeu outros líderes, como o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi; o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; e o presidente chinês, Xi Jinping. Também saudou de maneira amistosa o presidente da União Africana, Mohamed Ould Cheikh aI-Ghazouani, cujo bloco participa pela primeira vez do G20; e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que irá suceder ao Brasil na presidência do grupo em 2025.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/frieza-do-cumprimento-entre-lula-e-milei-viraliza-nas-redes-e-contrasta-com-saudacoes-a-outros-chefes-de-estado-veja-video/