Os líderes globais presentes na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, refizeram nesta terça-feira (19) a tradicional “foto de família”. A nova imagem incluiu figuras ausentes no primeiro registro, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que ficaram lado a lado na primeira fileira. Contudo, a ausência do presidente da Argentina, Javier Milei, e do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, chamou atenção.
Milei, segundo informações da CNN, estava em reunião bilateral durante o momento da foto, enquanto o motivo da ausência de Starmer não foi esclarecido. Diferentemente da primeira imagem, capturada com o Pão de Açúcar ao fundo, o novo registro ocorreu em um cenário interno, com um painel exibindo uma vista aérea do Rio e a inscrição “Cúpula do G20 Rio”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve novamente na primeira fileira, ao lado de Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul. Modi representou o país que presidiu o G20 em 2023, enquanto Ramaphosa será anfitrião em 2025.
Nos dois encontros anteriores, não houve fotos oficiais
O governo brasileiro destacou a importância do registro, já que não houve fotos oficiais nos últimos dois encontros, realizados sob a presidência da Índia e da Indonésia. A foto reafirmou o compromisso com a “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”, lançada no evento, que conta com 148 membros fundadores, incluindo países, organizações internacionais e instituições financeiras.
A ausência de Biden na primeira foto gerou especulações. Segundo fontes da Casa Branca, o presidente dos EUA perdeu o momento devido a “problemas logísticos”. A mesma justificativa foi dada para Trudeau, enquanto Meloni chegou atrasada, sem detalhes sobre o motivo.
Com informações da CNN Brasil
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/segunda-chamada-biden-aparece-em-nova-foto-da-familia-g20-mas-milei-e-primeiro-ministro-do-reino-unido-faltam/