22 de novembro de 2024
Jair Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 pessoas são indiciadas
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (21), a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 36 pessoas, incluindo ex-membros do governo passado, no inquérito que investiga uma tentativa de Golpe de Estado depois do resultado da eleição presidencial de 2022. A indiciação foi feita com base em possível abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e organização criminosa.

Desde o ano passado a PF tem investigado a tentativa do golpe, envolvendo inclusive, um plano para assassinar o presidente Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os indiciados estão os generais Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Nacional, o GSI; e Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice na chapa derrotada de Bolsonaro, o delegado Alexandre Ramagem, ex-presidente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro. 

As penas estipuladas variam de 4 a 12 anos de reclusão em caso de golpe de estado; 4 a 8 anos em caso de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; e de 3 a 8 anos para organizações criminosas.

Ao todo, 37 pessoas foram implicadas no esquema em um relatório de mais de 800 páginas. De acordo com a TV Globo, o inquérito foi finalizado no começo da tarde e será encaminhado ainda hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Procuradoria Geral da República (PGR) decidirá se denuncia os indiciados ou não.

* Fonte: com informações do Estado de Minas

Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2024/11/jair-bolsonaro-braga-netto-e-mais-35-pessoas-sao-indiciadas-pela-pf-por-tentativa-de-golpe-de-estado/