22 de novembro de 2024
Oposição na Alerj volta a se mobilizar contra a transferência
Compartilhe:

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) voltaram a se mobilizar contra a transferência de R$ 4,9 bilhões do RioPrevidência para o Tesouro Estadual.

Já tendo acionado a Vara de Fazenda e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) pedindo a suspensão da medida, Flávio Serafini (Psol), que aguarda decisão dos órgãos, disponibilizou um abaixo-assinado em suas redes sociais contra os decretos 49.291/2024 e 49.292/2024.

Eles foram editados pelo governador Cláudio Castro, em setembro, autorizando a transferência de receitas oriundas dos royalties do petróleo e participação especial para o pagamento da dívida com a União. Os deputados temem que o remanejamento prejudique o pagamento de aposentados e pensionistas. 

Nesta quinta-feira (21/11), o Diário Oficial do Estado traz a primeira operação administrativa com o dinheiro do fundo previdenciário, com o governo abrindo crédito suplementar no valor de R$ 2,9 bilhões.

“Cláudio Castro quer confiscar bilhões do RioPrevidência para pegar a dívida do estado, colocando em risco a segurança dos aposentados. Assine agora nosso abaixo-assinado e ajude a defender o direito dos servidores. Revogação dos decretos já!”, diz um trecho do documento do psolista postado em seu Instagram.

Screenshot

O deputado Luiz Paulo também usou o expediente final da Alerj para, mais uma vez, criticar a ilegalidade da manobra contábil e a inconstitucionalidade dos decretos. Ele lembrou que a Secretaria de Controle Externo do TCE já se manifestou contra os decretos, mas a decisão ainda precisa passar pelo plenário do tribunal.  

“Esses dois decretos foram objetos de um projeto de decreto legislativo, meu e da deputada Martha Rocha (PDT), para que tenham seus efeitos cessados. Mas até hoje não veio à pauta. Por isso, pedimos ao nosso Tribunal de Contas que seja célere na análise que está fazendo, para que, no futuro, os salários de aposentados e pensionistas de todos os Poderes não fiquem prejudicados”, disse. 

Leia também:

Oposição aciona governo na Justiça por conta de decretos que retiram recursos do RioPrevidência

Deputados querem sustar os efeitos dos decretos do governo que mexem na receita do RioPrevidência

Justiça nega recurso para suspender decreto do governo que mexe na receita do RioPrevidência

Secretaria de Controle Externo do TCE pede a suspensão do decreto do governo que transfere receitas do RioPrevidência

Deputados querem que remanejamento dos recursos do RioPrevidência seja aprovado pela Alerj

Fonte: https://agendadopoder.com.br/oposicao-na-alerj-volta-a-se-mobilizar-contra-a-transferencia-de-recursos-do-rioprevidencia/