O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), usou as redes sociais para criticar o juiz federal Marcelo Bretas, que está afastado do cargo pelo Conselho Nacional de Justiça.
Paes reproduziu uma publicação de Bretas onde o juiz cita uma série de artigos do Código Penal brasileiro para se posicionar contra o inquérito da Polícia Federal que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de estado.
“Delinquente sendo delinquente”, escreveu Paes, ao reproduzir a postagem de Bretas.
Delinquente sendo delinquente! pic.twitter.com/cmvLGZnUKq
— Eduardo Paes (@eduardopaes) November 21, 2024
O juiz federal Marcelo Bretas, da Operação Lava Jato do Rio de Janeiro, foi afastado do cargo em fevereiro de 2023 após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na época, um processo administrativo foi aberto para apurar se Bretas tinha excessiva proximidade com a ala política do Rio de Janeiro, incluindo políticos próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é suspeito de parcialidade na condução da Operação Lava Jato no estado.
A representação que levou à abertura do processo administrativo pelo CNJ foi feita por advogados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e se baseou em uma reportagem da revista Veja que trazia uma série de suspeitas sobre a relação de Bretas com os procuradores da Lava Jato no Rio de Janeiro.
Ele é acusado, inclusive, de negociar delações premiadas mesmo sendo juiz.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/eduardo-paes-chama-juiz-federal-marcelo-bretas-de-delinquente/