26 de novembro de 2024
Qual o futuro da Apple na TV? Analista sugere caminho
Compartilhe:

A Apple voltou a considerar fabricar TVs, revelou o analista Mark Gurman, da Bloomberg. Mas será que esse é o melhor caminho para a empresa quando o assunto é TV? Este é o questionamento feito pelo próprio Gurman na edição mais recente da sua newsletter. E ele sugere um caminho interessante.

A Apple não precisa de um modelo próprio de TV“, escreve o analista. “[A empresa] deveria criar um dispositivo de streaming de TV barato para levar seu conteúdo, aplicativos e recursos de casa inteligente para mais lares.

Apple poderia desenvolver sua versão de Chromecast/Fire TV Stick, sugere Gurman

A Apple revisitou a ideia de fabricar um modelo de TV como parte de sua estratégia de casa inteligente. Mas a empresa enfrentaria desafios econômicos e de atratividade do mercado de televisores, que se tornou ainda mais competitivo.

Enquanto a empresa matuta essa ideia, seu modelo de TV box, o Apple TV, perde espaço para concorrentes. E o Vision Pro ainda está distante de se tornar um sucesso comercial acessível ao consumidor médio, diz Gurman.

Apple poderia lançar dispositivo barato para fortalecer sua posição no mercado de streaming (Imagem: Frame Stock Footage/Shutterstock)

Considerando este cenário, o analista sugere o seguinte: a Apple poderia lançar um dispositivo semelhante ao Chromecast, do Google, ou Fire TV Stick, da Amazon. O aparelho ofereceria acesso ao tvOS, App Store e serviços por um preço competitivo, o que fortaleceria a posição da Apple no mercado de streaming.

A criação de uma linha com diferentes níveis de dispositivos Apple TV – na ideia de Gurman: SE, padrão e Max – seguiria a abordagem “bom, melhor, excelente” adotada em outros produtos da Apple. Na prática, expandiria opções para consumidores.

Gurman vai além. Na ideia dele, a Apple poderia integrar acessórios como câmeras para FaceTime, HomePods ou soundbars com funcionalidades ampliadas, controlados por um dispositivo central (aquele “iPad de parede“, por exemplo). Assim, a empresa solidificaria sua presença na sala de estar dos consumidores, afirma o analista.

Leia mais:

  • ‘Lobos’ pode ter sequência, mas diretor diz não confiar na Apple
  • Como controlar a Apple TV com seu Apple Watch
  • Apple TV+: planos e valores do streaming em 2024

Ideias da Apple para TV

Pessoa segurando celular com logotipo do Apple TV em frente tela com imagens de diversas produções originais do streaming
Apple matuta ideias voltadas para TV há bastante tempo (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

Após o lançamento do iPad, a Apple considerou criar um dispositivo híbrido entre TV e iPad, projetado para uso em mídia, trabalho e chamadas de vídeo. Mas abandonou o plano devido aos desafios do mercado e custos operacionais.

A empresa reformulou sua TV box, lançando um modelo de Apple TV em 2015 com controle Siri, App Store e tvOS, enquanto abandonava a ideia de uma TV própria.

Em 2016, a empresa lançou o aplicativo Apple TV, no qual centralizou o conteúdo oferecido via iTunes e terceiros. Esse aplicativo evoluiu para incluir o TV+ e canais à la carte.

A partir de 2019, a Apple decidiu levar seu aplicativo de TV para dispositivos de terceiros como Samsung e LG, em vez de investir numa TV própria. Agora, faz ajustes aqui e ali na Apple TV e tvOS (você pode conferir os mais recentes clicando aqui).

O post Qual o futuro da Apple na TV? Analista sugere caminho interessante apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/26/pro/analista-sugere-caminho-interessante-para-futuro-da-apple-na-tv/