27 de novembro de 2024
Como é feito café descafeinado? Entenda a ciência por trás
Compartilhe:

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking global de consumo. Para muitos brasileiros, uma boa xícara de café é essencial para começar o dia.

A bebida contém mais de mil compostos químicos, incluindo substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Entre elas, a cafeína se destaca como o principal ingrediente ativo.

Após ser ingerida, a cafeína leva cerca de 60 minutos para ser absorvida pela corrente sanguínea e se distribuir pelo corpo, provocando diversos efeitos. Confira quais são a seguir!

Quais os efeitos do café no organismo humano? 

Menos cansaço e mais pressão arterial

Classificada como um estimulante, a cafeína altera o funcionamento do organismo. Essa substância irá afetar, por exemplo, o sistema nervoso central. Isso porque tem afinidade com receptores de adenosina. Ao longo do dia o cérebro vai acumulando adenosina, que sinaliza o cansaço.

A cafeína e a adenosina têm estruturas semelhantes, funcionando como duas chaves que podem abrir a mesma fechadura. Ao se ligar nos receptores destinados à adenosina, a cafeína bloqueia sua ação, promovendo uma sensação de disposição e adiando o cansaço.

Para muitos brasileiros, uma xícara de café é indispensável para começar o dia. Além de delicioso, ele contém cafeína, que promove disposição e adia a sensação de cansaço. Imagem: worradirek/Shutterstock

O café, por meio da cafeína, também tem entre seus efeitos um leve aumento da pressão arterial nas primeiras horas após sua ingestão. Mas, com um consumo regular, isso diminui.

Leia mais:

  • Café: algumas formas de preparo são mais saudáveis que outras
  • Beber café moderadamente é bom para sua saúde, diz estudo
  • Como é feito café descafeinado? Entenda a ciência por trás

Você pode precisar ia ao banheiro mais vezes

Outro efeito do café proporcionado pela cafeína é a inibição da produção do hormônio ADH, responsável por reabsorção de água nos rins e sua distribuição no sistema sanguíneo. Isso aumenta a liberação da água via urina.

Em algumas pessoas, beber café pode ativar rapidamente a atividade intestinal. Nesse caso, a culpada não é a cafeína. Um artigo publicado em 1998 mostrou que o café descafeinado também tinha um efeito estimulante no cólon.

Grãos de café
Os grãos de café são ricos em compostos químicos, incluindo antioxidantes e cafeína, o principal responsável pelos seus efeitos estimulantes no organismo. Imagem: Ilja Generalov/Shutterstock

A chegada do café ao estômago envia um sinaliza ao cérebro que é preciso “esvaziar”, porque há mais alimento descendo. A comunicação entre o estômago, o cérebro e o cólon é chamada de reflexo gastrocólico, sendo uma resposta normal à alimentação.

O post Quais os efeitos do café no organismo humano? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/27/medicina-e-saude/quais-os-efeitos-do-cafe-no-organismo-humano/