O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), reacendeu as especulações sobre sua candidatura ao governo estadual em 2026, mesmo após ter afirmado durante a campanha que não disputaria o cargo. Durante o seminário “Caminhos do Rio”, realizado pelos jornais O Globo e Extra, Paes não descartou a possibilidade e exaltou as qualidades de seu vice, Eduardo Cavaliere.
— Se eu já tentei duas vezes (o governo do Estado do Rio), pode ser que um dia eu tente de novo — afirmou o prefeito, destacando: — Continuarei a Prefeitura do Rio de Janeiro prefeitando. O Eduardo [Cavaliere] vai ter que esperar um tempo para assumir a prefeitura.
Eduardo Cavaliere foi elogiado pelo prefeito como alguém com “capacidade e maturidade” para conduzir a cidade, apesar de sua pouca idade. Paes revelou ter pedido ao vice que não assumisse nenhuma secretaria, com a justificativa de que ele precisa governar junto.
— Tenho absoluta certeza de que eu coloquei alguém como o vice-prefeito que teria todas as condições de assumir amanhã a Prefeitura do Rio de Janeiro e conduzir com muita capacidade e maturidade uma cidade, apesar da pouca idade. Não é à toa que (Cavaliere) vai comandar a transição — completou.
Pedro Paulo afirmou que Paes terá que disputar o governo
A sinalização de Paes sobre 2026 é reforçada por aliados. O deputado federal Pedro Paulo (PSD), próximo ao prefeito, afirmou que ele não terá como recusar a disputa, citando o vazio de lideranças políticas no estado.
— Que quadro temos hoje no estado do Rio? O governador Cláudio Castro está em sua fase final e já disse que deixará a política. Há um enorme vazio. O Eduardo não vai ter o direito de dizer não — declarou Pedro Paulo.
Outros políticos, como o deputado federal Otoni de Paula (MDB) e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT), também apoiam o nome de Paes para o governo estadual. Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, reforçou a expectativa, chamando a candidatura de “missão natural”.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/paes-admite-concorrer-ao-governo-estadual-e-elogia-capacidade-de-seu-vice-todas-as-condicoes-de-assumir-a-prefeitura/