Petista histórico e um dos homens fortes do Governo Dilma Rousseff, Gilberto Carvalho será homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Nesta quarta-feira (27/11), o Parlamento, por iniciativa do deputado Carlos Minc (PSB), aprovou a concessão do Diploma Paul Singer ao gestor público por seu trabalho voltado para economia popular.
O projeto de resolução recebeu o voto contrário do deputado Renan Jordy (PL), que disse quem participou dos governos Dilma e Lula deveria estar preso. Professor Josemar (Psol) devolveu a provocação, argumentando ter faltado bom senso ao colega, que merecia ganhar um frasco “de óleo de peroba por sua cara de pau”.
“Os bolsonaristas deveriam estar aqui fazendo um mea-culpa pelo que está acontecendo. Pela tentativa de golpe, pelo plano para tentar matar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes”, disse.
Carvalho chegou a participar de reuniões com a Comissão da Frente Parlamentar de Economia Solidária e Agroecológica da Alerj, orientando e ajudando na conquista de espaço para exposição e comercialização no Rio de Janeiro.
Atualmente, ocupa o cargo de secretário Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho, tendo lançando o Programa Paul Singer de Formação de Agentes de Economia Popular e Solidário, cujo objetivo é formar agentes para potencializar a economia popular e solidária em diversos territórios, promovendo a organização produtiva dos empreendimentos e coletivos de trabalho.
“Em seus discursos, Gilberto Carvalho sempre defendeu a autogestão participativa e democrática dos trabalhadores nas decisões da gestão, na remuneração justa, na cooperação, solidariedade, comércio justo, na valorização de todas as cooperativas e associações, e todas as necessidades dos grupos para desenvolvimento dos seus empreendimentos”, justifica Minc.
Histórico do homenageado
Ex-ministro da secretaria geral da Presidência da República, no período de 2011-2014, e ex-chefe de gabinete da Presidência da República entre 2003 a 2010, Gilberto Carvalho é formado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Gestão Pública.
Sua trajetória política passa pelos movimentos sociais e pelo PT, tendo ocupado diversas funções na direção do partido. Entre os anos de 2016 a 2023, atuou como assessor da liderança do PT no Senado, assessor da presidência nacional do PT e Diretor da Escola Nacional de Formação do PT.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-homenageara-gilberto-carvalho-com-o-diploma-paul-singer/