Desde 2022, a BMW vem testando a tecnologia de direção autônoma Automated Driving In-Plant (AFW) em sua maior fábrica de veículos novos, localizada em Dingolfing (Alemanha).
Com mais de 17 mil funcionários, a fábrica já utiliza o AFW na produção de modelos, como o BMW Série 5 e Série 7, além de componentes de veículos elétricos (EVs) e carrocerias da Rolls-Royce.
Após obter certificação que permite o uso do sistema em toda a União Europeia (UE), a BMW planeja expandir a implementação do AFW, que permite que os carros se movam autonomamente por quase 1,6 km, do salão de montagem até a área de acabamento.
Mais sobre o sistema AFW da BMW
- O sistema AFW utiliza sensores LiDAR externos ao longo de toda a rota de movimentação dos veículos e não depende de recursos semiautônomos dos carros;
- A tecnologia é baseada em arquitetura de nuvem avançada e a maior infraestrutura LiDAR da Europa;
- A próxima fábrica a receber o sistema será a de Leipzig (Alemanha), onde o AFW será integrado para produzir cerca de 90% dos veículos da marca MINI e da própria BMW.
Leia mais:
- Como aumentar a autonomia da bateria de um carro elétrico?
- 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
- Toyota e BMW anunciam parceria para popularizar os carros a hidrogênio
A BMW também planeja aprimorar continuamente o AFW, incluindo o uso de sensores de bordo nos veículos para melhorar a precisão dos sensores LiDAR.
A implementação do AFW será expandida para outras fábricas, como Regensburg e Oxford, em 2025 e também será instalada na nova fábrica de Debrecen (Hungria), quando começar a produção de veículos elétricos BMW Neue Klasse.
O post Carros da BMW estão saindo da linha de montagem sozinhos; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/28/carros-e-tecnologia/carros-da-bmw-estao-saindo-da-linha-de-montagem-sozinhos/