29 de novembro de 2024
Como o Everest se tornou a montanha mais alta do
Compartilhe:

O Monte Everest, também conhecido como Chomolungma, está a 8.849 metros acima do mar e é a montanha mais alta do planeta. Mas como chegou a uma altura tão grande?

A montanha faz parte das Cordilheiras do Himalaia, que também conta com o terceiro pico mais alto do mundo, o Kanchenjunga, a 8.586 metros acima do mar. Essa formação surgiu da colisão da Índia com o resto da Ásia.

Como o Everest se tornou a montanha mais alta do mundo?

Há cerca de 50 milhões de anos, a placa Eurásia colidiu com a Indiana. A atividade das placas tectônicas que resultou no surgimento do Himalaia é o principal motivo que explica o tamanho do Everest, que ainda cresce cerca de 2 milímetros por ano.

A placa Indiana começou a se mexer cinco centímetros ao ano e a se aproximar lenta e gradualmente da placa Eurásia. Quando as duas se encontraram, a Eurásia começou a afundar, iniciando uma fase de colisão massiva.

O Monte Everest, com seus imponentes 8.849 metros de altitude, é o resultado da colisão tectônica entre as placas Indiana e Eurásia, que deu origem às majestosas Cordilheiras do Himalaia. Imagem: Vixit/Shutterstock

A pressão produzida pelo processo fez com que a crosta da Terra se dobrasse, resultando no Himalaia e, por consequência, no Everest. Essa colisão continua até hoje, mas em ritmo mais lento.

O papel do rio

Outro aspecto que pode ter tido influência na altura do Monte Everest são os rios, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Geoscience em setembro deste ano. Os autores, com base em modelos computacionais, dizem que a montanha teve um momento relativamente raro de “captura do rio” há 89 mil anos.

Leia mais:

  • Não é o Everest! Conheça o ponto mais distante da Terra em relação ao centro do planeta
  • Quais são as 5 maiores montanhas do mundo?
  • O que são montanhas e como elas se formam?

Nesse tipo de fenômeno, um rio muda seu curso, interage com outro e acaba “roubando” sua água. No caso do Everest, há uma cadeia de rios Arun, que fica a 75 quilômetros a leste do Everest, que pegou a água de um rio que fluía a norte da montanha.

À medida que mais água passou a correr no Arun, as taxas de erosão aumentaram, o que empurra a terra para baixo. Como resultado o solo sob o Monte Everest se recupera e se eleva.

Pico do Monte Everest visto de frente
Os rios que cercam o Everest, como o Arun, desempenham um papel crucial na evolução da montanha. Fenômenos como a “captura do rio” aumentam a erosão e contribuem para que o solo sob o Everest se eleve continuamente. Imagem: Hussain Warraich/Shutterstock
Qual o tamanho e localização do Monte Everest?

A 8.849 metros acima do mar, o Everest está localizado das Cordilheiras do Himalaia entre o Nepal e o Tibete.

Quanto tempo demora para subir o Monte Everest

Subir o Everest pode demorar dias. A pessoa que subiu essa montanha de forma mais rápida, o nepalês Lhakpa Gelu Sherpa, levou 10 horas e 56 minutos.

O post Como o Everest se tornou a montanha mais alta do mundo? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/29/ciencia-e-espaco/como-o-everest-se-tornou-a-montanha-mais-alta-do-mundo/