29 de novembro de 2024
Mauro Cid atuou para manter acampamentos golpistas em quarteis, indica
Compartilhe:

A Polícia Federal identificou, em investigações, que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), trabalhou para manter acampamentos golpistas em frente a unidades militares no final de 2022. Mensagens apreendidas no celular de Cid revelam que ele foi acionado por militares para intervir em ações do poder público que ameaçavam os manifestantes.

Em 15 de dezembro de 2022, Cid recebeu um áudio de um tenente do Exército alertando sobre uma possível operação da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) para realizar prisões na área do Quartel-General do Exército. “Mas para PM ou PF?”, questionou Cid, recebendo como resposta: “Minha fonte é PM”. Mais tarde, ao compartilhar uma notícia sobre a operação do ministro Alexandre de Moraes, Cid reagiu: “Quem vai parar este cara”.

“Manda se f… “, diz Mauro Cid, sobre recomendação do Ministério Público

Outro episódio ocorreu em 19 de novembro, quando um tenente-coronel de Caxias do Sul (RS) pediu orientações sobre a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para desmontar um acampamento em frente ao quartel da cidade. Em resposta, Mauro Cid foi categórico: “Tá recomendado… manda se foder! Recomenda… está recomendado. Obrigado pela recomendação… Eles não podem multar. Eles não podem prender. Eles não podem fazer porra nenhuma. Só vão encher o saco. Mas não vão fazer nada, não”.

O relatório da PF concluiu que Mauro Cid “aconselhou ignorar o pedido do MPF e manter os manifestantes em frente à unidade militar”. Ainda segundo o documento, “tais fatos demonstram que integrantes das Forças Armadas encaminhavam e solicitavam ajuda a MAURO CID em relação a ações do poder público contra os manifestantes que defendiam atos antidemocráticos nas proximidades de unidades militares”.

Cid, indiciado por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa, fechou acordo de delação premiada, fornecendo informações sobre como integrantes do governo Bolsonaro e das Forças Armadas agiram para sustentar o ex-presidente no poder.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/mauro-cid-atuou-para-manter-acampamentos-golpistas-em-quarteis-indica-pf/