29 de novembro de 2024
Bola de fogo no céu do Canadá revela asteroide do
Compartilhe:

Uma pequena rocha espacial explodiu em uma bola de fogo verde sobre o Canadá em 19 de novembro de 2022, apenas três horas após ter sido descoberta, iluminando o céu por cerca de 10 segundos e gerando um estrondo sônico de longo alcance. Agora, um novo estudo revela que aquele objeto foi o menor asteroide já medido antes de atingir a Terra.

De acordo com a pesquisa, publicada esta semana no periódico científico The Planetary Science Journal, o asteroide, denominado 2022 WJ1, tinha o tamanho aproximado de um gato doméstico.

As análises foram conduzidas por astrônomos do Catalina Sky Survey, no Arizona, EUA. Ao detectarem a rocha se aproximando da Terra, eles passaram a monitorá-la, conseguindo prever com precisão seu local de impacto. 

O asteroide 2022 WJ1 explodiu violentamente no céu de Brantford, Ontário, Canadá, em 19 de novembro de 2022, criando uma bola de fogo de 10 segundos. Crédito da imagem: Dereck Bowen

Leia mais:

  • Caçador de asteroides da NASA “morre” incinerado pela atmosfera
  • Astronautas podem pegar “carona” em asteroides para chegar em Marte
  • Origem de 90% das rochas espaciais que caem na Terra é descoberta

Análise do brilho da explosão determinou tamanho do asteroide

Embora pequenos asteroides atinjam a Terra todos os dias, eles raramente são detectados e medidos com antecedência. Geralmente, esses objetos permanecem invisíveis até explodirem na atmosfera. Para se ter uma ideia, o 2022 WJ1 foi apenas o sexto já registrado antes de colidir com o planeta. 

Essa agilidade na detecção permitiu aos cientistas estudar, pela primeira vez, a composição e o tamanho de um corpo espacial desse porte. 

Uma imagem de lapso de tempo da bola de fogo do início ao fim. Crédito: Grupo de Estudo de Meteoros da Universidade do Ontário Ocidental

Observações do brilho do objeto, coletadas pelas câmeras do Telescópio de Descobertas Lowell (LDT), instituto de pesquisa científica no Arizona, e da Universidade do Ontário Ocidental (UWO), no Canadá, determinaram que ele tinha entre 40 a 60 centímetros de largura – o menor tamanho confirmado para qualquer asteroide, de acordo com o comunicado de divulgação da pesquisa.

Na nota, o principal autor do estudo, Teddy Kareta, astrônomo do Observatório Lowell, disse que “esta primeira comparação entre dados de câmeras telescópicas e de bola de fogo é extremamente emocionante e significa que seremos capazes de caracterizar o próximo asteroide a impactar a Terra com ainda mais detalhes”.

Uma sequência de três imagens mostrando o asteroide 2022 WJ1. Cada uma das sequências individuais é a distância que a rocha se moveu em uma imagem individual de dez segundos. Crédito: Teddy Kareta / Observatório Lowell

Fragmentos do objeto ainda podem ser encontrados

Em 2024, três asteroides foram detectados antes de atingirem a Terra: um explodiu sobre Berlim, na Alemanha, outro iluminou o céu das Filipinas e um terceiro queimou na costa da Califórnia. Eles elevam para 10 o número total de pequenas rochas espaciais descobertas antes de impactar o planeta.

Cientistas esperam aprender mais com fragmentos que atingem o solo. No caso do asteroide 2022 WJ1, a maioria dos estilhaços caiu no Lago Ontário, dificultando sua recuperação. Mas, ainda há esperança.

“Mesmo após dois anos, podemos ter sorte e recuperar algum meteorito”, acredita Phil McCausland, diretor do Laboratório Paleomagnético e Petrofísico Ocidental da UWO.

O post Bola de fogo no céu do Canadá revela asteroide do tamanho de um gato apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/29/ciencia-e-espaco/bola-de-fogo-no-ceu-do-canada-revela-asteroide-do-tamanho-de-um-gato/