A deputada federal, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, manifestou severas críticas ao vídeo divulgado pela Marinha nas redes sociais neste domingo (1). A gravação contém uma mensagem indireta contra o pacote de medidas de corte de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que prevê impacto na aposentadoria dos militares.
Para Gleisi, o conteúdo representa um “grave erro”. Ela também destacou a relação entre a publicação e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, que recentemente foi indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.
Em sua conta na rede X (antigo Twitter), a deputada afirmou:
“Não há dúvida de que o serviço militar exige esforço e sacrifícios pessoais, especialmente da tropa, que enfrenta riscos em treinamentos e cumpre tarefas pesadas. No entanto, isso não torna os militares mais merecedores de respeito do que os trabalhadores civis, que também enfrentam uma dura rotina e não vivem de privilégios. É igualmente grave que um vídeo ofensivo como esse seja divulgado no momento em que um ex-comandante da Marinha é indiciado por participação no plano de golpe de Jair Bolsonaro”.
A crítica reforça a tensão entre o governo e setores das Forças Armadas, especialmente em um contexto em que medidas de ajuste fiscal começam a gerar descontentamento em diferentes grupos sociais e profissionais.
No filme da Marinha, são intercaladas imagens de integrantes das Forças Armadas em treinamentos e pessoas em momentos de lazer. No final, a gravação é encerrada com uma militar questionando: “Privilégios? Vem pra Marinha”.
A postura da presidente do PT foi distinta da do ministro Fernando Haddad, que sinalizou a aliados que não vai entrar em polêmicas com os militares sobre o corte de gastos que atinge as Forças Armadas.
Com informações de O Globo.
Ao chegarmos em dezembro, homenageamos os Marinheiros e Fuzileiros, que abdicam de suas famílias e dos momentos de lazer para proteger as riquezas do Brasil no mar. #DiaDoMarinheiro #VemPraMarinha pic.twitter.com/ItibdCLh3j
— Marinha do Brasil (@marmilbr) December 1, 2024
Fonte: https://agendadopoder.com.br/gleisi-rebate-video-da-marinha-com-criticas-indiretas-ao-pacote-de-corte-de-gastos-veja-video-da-marinha/