6 de fevereiro de 2025
IA tem ajudado a produção de livros a crescer, mas
Compartilhe:

A inteligência artificial (IA) está transformando rapidamente o mercado editorial, permitindo uma produção de livros em velocidade recorde. Editoras focadas em tecnologia estão criando suas próprias plataformas de publicação e autopublicação, priorizando frequentemente o volume sobre a qualidade. As informações são da Fast Company.

Por exemplo, a editora Spines planeja lançar 8 mil livros em 2025, um número muito superior aos 2 mil títulos anuais publicados por grandes editoras tradicionais como a Simon & Schuster.

Utilizando IA para otimizar a edição e distribuição, a Spines pode publicar livros em menos de três semanas, com um custo acessível de US$ 5.000.

Outras empresas como a Microsoft e a ByteDance também estão entrando no mercado editorial, acelerando o processo de publicação, com o foco na rapidez e inovação.

Leia mais:

  • Japão está criando regras para proteger mangás da IA
  • Prêmio Jabuti proíbe participação de obras criadas por inteligência artificial
  • Como arte de IA estragou um concurso de ilustrações para livros
Livros gerados por IA garantem mais publicações para editoras, porém, menos histórias de qualidade – Imagem: Thongden Studio/Shutterstock

Além disso, a IA tem ajudado na tradução de livros de outros idiomas, como no caso da Veen Bosch & Keuning, que usa IA para traduzir livros do holandês para o inglês.

Entretanto, o aumento do volume de publicações geradas por IA, incluindo livros de baixa qualidade, pode dificultar a busca por obras de qualidade para os leitores.

Uso da IA ainda divide editoras

  • Editoras tradicionais, como Penguin Random House e Hachette UK, têm sido céticas quanto ao uso da IA, priorizando a criatividade humana e a propriedade intelectual.
  • No entanto, algumas editoras começaram a aceitar acordos com empresas de IA, como o recente acordo da HarperCollins, que permite o uso de livros de não-ficção para treinamento de IA, com o consentimento dos autores.
  • Esse aumento na publicação alimentada por IA desafiará as grandes editoras a se adaptarem à nova realidade do mercado.
Mão quase tocando linhas coloridas de código em formato que ilustra conceito de inteligência artificial
Entrada da IA na indústria de livros deve mudar a maneira com que editoras agem comercialmente (Imagem: NicoElNino/Shutterstock)

O post IA tem ajudado a produção de livros a crescer, mas isso pode ser um problema apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/02/pro/ia-tem-ajudado-a-producao-de-livros-a-crescer-mas-isso-pode-ser-um-problema/