![Governo do Estado e Prefeitura do Rio se unem contra](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2024/12/Governo-do-Estado-e-Prefeitura-do-Rio-se-unem-contra-1024x614.jpg)
O anúncio de que o Governo Federal estuda aumentar a capacidade do Aeroporto Santos Dumont não foi bem digerido entre os integrantes do Palácio Guanabara e da Prefeitura do Rio. Integrantes dos governos estadual e municipal se manifestaram contra a medida e se unem para que ela não seja concretizada.
O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Nicola Miccione, destacou que foi grande a operação para reequilibrar a operação do Galeão, na Ilha do Governador, e criticou a proposta.
“Para que piorar o que está dando certo? Depois de muito esforço se consegue equilibrar as operações do Galeão, com respeito à capacidade máxima do Santos Dumont. Resultado: mais voos, mais conexões e sistema multiaeroportos do RJ mais equilibrado”, afirmou Miccione.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) lembrou que além do impacto no Galeão e na economia do Rio, as restrições ambientais e no trânsito da região central da cidade, onde fica o Santos Dumont, já são motivos suficientes para que a mudança não ocorra.
“O lobby dessa gente é um negócio inacreditável! Não acontecerá. Não bastasse o impacto no Galeão e na economia do Rio, as restrições ambientais e no trânsito da região já são motivos mais do que suficientes para normas estaduais e municipais serem aplicadas impedindo esse aumento. Além disso, sabemos que o presidente Lula tem enorme respeito pelos interesses do Rio! Não passarão”, ressaltou Paes.
Para o deputado federal Pedro Paulo (PSD), afirmou que os membros da Secretaria de Aviação Civil e da Infraero não entendem o que está em jogo e que a recuperação do Galeão é estratégica para a economia do Estado do Rio e do Brasil.
“Os burocratas da Secretaria de Aviação Civil e da Infraero além de não compreenderem o q está em jogo e é estratégico para a economia fluminense e do Brasil – a viabilidade de um aeroporto internacional no Rio – insistem em quebrarem um acordo feito pelo presidente Lula, o prefeito Eduardo Paes e o seu próprio ministro, Silvio Costa Filho. Ainda bem que Silvio, que conheço bem sua competência, capacidade técnica, visão estratégica e aguda sensibilidade política, não dará andamento a esse lobby destrutivo para o Rio”, disse Pedro Paulo.
Leia também:
Fonte: https://agendadopoder.com.br/governo-do-estado-e-prefeitura-do-rio-se-unem-contra-mudancas-no-santos-dumont/