Os smartphones transformaram a vida de muitas das pessoas mais velhas, mas, para crianças e adolescentes, a tecnologia móvel sempre fez parte do cotidiano, já que eles já nasceram em um mundo dominado por esses dispositivos.
Com o aumento das preocupações sobre os efeitos do tempo excessivo nas telas, a Espanha está considerando medidas para proteger os jovens das desvantagens do mundo digital.
Um estudo de especialistas do governo espanhol e divulgado pelo El País propôs que os smartphones vendidos no país incluam rótulos de advertência de saúde, semelhantes aos de cigarros.
Outras restrições a smartphones propostas por especialistas na Espanha
- O painel também sugere limitar o uso de dispositivos digitais para crianças menores de três anos e restringir seu uso para crianças de até seis anos;
- Para adolescentes abaixo de 16 anos, recomenda-se o uso de “dumbphones” e desaconselham-se as mídias sociais para menores de 12 anos;
- Além disso, a recomendação é de que as escolas abandonem aplicativos educativos com gratificação instantânea em favor de métodos analógicos.
Leia mais:
- 8 influenciadores que abriram o jogo sobre saúde mental nas redes sociais
- Saúde mental: dez dicas de como usar as redes sociais de maneira saudável
- Como descobrir se suas contas de e-mail e redes sociais foram hackeadas
O relatório também destaca os impactos da tecnologia na saúde mental, como a ansiedade e o vício digital. Os especialistas sugerem incluir exames de uso excessivo de dispositivos nas consultas médicas. Embora algumas dessas ideias possam parecer exageradas, é claro que há uma necessidade urgente de lidar com os riscos digitais.
Outros países, como a Austrália, também têm tomado medidas rigorosas, como a proibição das mídias sociais para menores de 16 anos, e o TikTok recentemente anunciou restrições aos filtros de beleza para adolescentes.
O post Espanha quer smartphones com rótulos de advertência de saúde apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/05/pro/espanha-quer-smartphones-com-rotulos-de-advertencia-de-saude/