![Microsoft deixa o Bloco de notas ainda mais inteligente; conheça](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2024/07/Microsoft-deixa-o-Bloco-de-notas-ainda-mais-inteligente-conheca-1024x588.jpg)
A Microsoft jogou um balde de água fria em quem ainda tinha esperança de mudança nos requisitos para rodar o Windows 11 em PCs mais antigos. A gigante do software confirmou em uma postagem recente que a decisão é um incentivo para os usuários atualizarem do Windows 10 — que deixará de receber suporte oficial em outubro de 2025.
O requisito “não negociável” é o Trusted Platform Module 2.0 (ou TPM) que, segundo a empresa, é uma necessidade para um Windows 11 mais seguro e preparado para o futuro.
A importância do TPM no Windows 11
- O TPM foi um requisito que pegou muitos de surpresa quando o Windows 11 foi anunciado em 2021, e agora, alguns anos mais tarde, praticamente todos os PCs modernos vêm com suporte para TPM 2.0.
- Se trata de um chip que ajuda a criptografar ou descriptografar dados, confirmar assinaturas digitais e auxiliar em outras operações de segurança.
- “O TPM 2.0 desempenha um papel crucial no aprimoramento da identidade e proteção de dados em dispositivos Windows, bem como na manutenção da integridade do seu sistema”, explica Steven Hosking, gerente sênior de produtos da Microsoft.
- Segundo a postagem da Microsoft, o TPM se integra com novos recursos de segurança no Windows 11, como o Windows Hello for Business, bem como criptografia de disco (o BitLocker).
- O TPM 2.0 também ajuda a dar suporte ao Secure Boot, uma tecnologia que protege o processo de inicialização da sua máquina de quaisquer alterações não autorizadas.
- Hosking diz que não há como voltar atrás nos requisitos de hardware aqui.
Leia mais:
- Como vai ser o próximo Windows? Vídeo mostra ideias interessantes
- Futuro do Windows é longe dos PCs; entenda
- Como identificar e evitar arquivos EXE maliciosos no PC Windows
- Como atualizar todos os aplicativos do PC Windows de uma vez
Apesar dos requisitos, houve várias soluções alternativas ao longo dos anos para permitir que o Windows 11 fosse executado em hardware sem suporte, mas a empresa vem bloqueando gradualmente o processo — especialmente após a atualização 24H2.
A Microsoft agora está tentando convencer os usuários do Windows 10 a comprar um novo PC mostrando avisos no sistema. Os mais recentes alertam justamente sobre a data de fim do suporte do sistema lançado em 2015.
O post Windows 11: Microsoft decreta fim da linha para PCs antigos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/05/reviews/windows-11-microsoft-decreta-fim-da-linha-para-pcs-antigos/