O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reconheceu que a insatisfação dos parlamentares em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as emendas parlamentares impactou as votações no Congresso. Segundo o ministro, esse descontentamento contribuiu para o placar apertado na aprovação do regime de urgência de propostas do pacote de ajuste fiscal do governo na quarta-feira.
Costa explicou que o bloqueio das emendas parlamentares, determinado pela Justiça, foi um dos fatores centrais da insatisfação. Ele destacou que, apesar do recente desbloqueio parcial ou condicionado, o clima de descontentamento persiste entre os congressistas.
O ministro defendeu a importância do diálogo para superar as tensões e afirmou que as medidas propostas pelo governo no pacote de ajuste fiscal podem ser ajustadas para melhor atender as demandas do Legislativo. A declaração foi dada durante um evento do PT em Brasília, no qual Rui Costa reforçou a necessidade de construir consensos para viabilizar a aprovação de pautas prioritárias do governo.
— Nós vamos intensificar o diálogo. Não temos dúvida da aprovação das medidas e de eventual aperfeiçoamento daquilo que está lá.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/rui-costa-reconhece-insatisfacao-com-decisao-do-stf-sobre-emendas-e-defende-mais-dialogo-com-parlamentares/