8 de fevereiro de 2025
Busca do Google “mudará profundamente” em 2025, diz CEO da
Compartilhe:

Desde o seu lançamento, em 1997, o buscador do Google não passou por tantas mudanças assim. Pelo menos não visíveis. Nessa área, podemos citar um logo mais bonito e o divertido Doodle. Alterações reais mesmo só nos mecanismos internos: no algoritmo, nas ferramentas de segurança da sua pesquisa e, mais recentemente, no uso da Inteligência Artificial.

Essencialmente, porém, o Google Search sempre ofereceu a mesma experiência. E, assim, ele se tornou referência e líder do segmento. Só que essa liderança está ameaçada. Como mostramos aqui no Olhar Digital, a OpenAi e o seu ChatGPT estão tentando entrar nessa seara. Mais do que isso, estariam cogitando lançar um navegador próprio para impulsionar a sua ferramenta de pesquisa.

Leia mais

  • Google pode se inspirar nas redes sociais para deixar a busca mais segura
  • IA do Google vai facilitar suas compras online
  • Google lança IA que detecta emoções em imagens, mas gera preocupações

Ciente dessas movimentações de mercado, o Google se mexeu. E a promessa é de ‘mudanças profundas’ no buscador mais famoso do mundo. Quem disse isso foi o CEO da big tech, o indiano Sundar Pichai.

Durante o evento DealBook Summit, promovido pelo jornal The New York Times, na última quarta-feira (4), ele foi indagado sobre o assunto e deu a seguinte resposta:

“Quando olho para o que está por vir, estamos nos estágios iniciais de uma mudança profunda. Eu só acho que há muita inovação pela frente. […] Você ficará surpreso, mesmo no início de 2025, com o tipo de coisas novas que o Search pode fazer em comparação com o que acontece hoje. Acho que seremos capazes de lidar com questões mais complexas do que nunca”, afirmou o executivo.

Sundar Pichai, CEO do Google, falou bonito, mas não revelou quais seriam essas novidades – Imagem: photosince/Shutterstock

Que mudanças seriam essas?

  • Ok, Sundar Pichai falou bonito, mas, efetivamente, não trouxe nenhuma novidade.
  • O que seria essa mudança profunda no buscador? O que estaria por vir logo no início de 2025? Quais são as questões complexas a que ele se referiu?
  • O site gringo 9to5Google pode ter descoberto as respostas para algumas dessas perguntas.
  • O portal identificou um código interno que permitirá que o usuário tenha discussões interativas com o buscador.
  • Será algo muito semelhante ao que já acontece com outros chatbots – e com o próprio Gemini do Google.
  • Você poderá responder ao que o Google Search apresentar.
  • Em vez de apenas uma lista de resultados, você poderá fazer perguntas de acompanhamento e interromper respostas – como se fosse uma conversa.
  • Esse Modo AI descoberto nos códigos de programação recebeu o apelido de AIM.
  • Vale destacar que a big tech não confirma essas informações – trata-se, portanto, de um rumor.
  • O que é fato é que o Google realmente vem inserindo cada vez mais a IA em seus serviços.
  • Como você deve ter percebido, o buscador adotou, nos últimos meses, alguns resumos feitos pela IA.
  • Uma recente atualização do Lens também passou a permitir que você pesquise na web a partir de um vídeo.
Pessoa com dedo em cima de ícone do Gemini em tela inicial de celular Android
O Google está investindo bastante em Inteligência Artificial – e o Gemini é uma espécie de IA da big tech – Imagem: mundissima/Shutterstock

Alfinetada na Microsoft

Durante o evento do Times, Sundar Pichai também saiu um pouco do protocolo e fez uma rara crítica à rival Microsoft. Ele, na verdade, respondeu a um comentário do CEO da concorrente, Satya Nadella, que, no início deste ano, declarou que o Google deveria ter sido o líder no mercado de IA entre as gigantes de tecnologia.

“Eu adoraria fazer uma comparação lado a lado dos próprios modelos da Microsoft e dos nossos modelos”, respondeu Pichai. “[Eles, porém, estão] usando os modelos de outra pessoa”, concluiu o executivo.

Uma clara provocação à empresa de Bill Gates, que usa as ferramentas de IA de uma terceira, a OpenAI.

Alfinetadas à parte, 2025 promete ser um ano de muitas novidades relacionadas à Inteligência Artificial. Assim como foi 2024. E que as big techs continuem tentando superar umas às outras. Quem ganha com isso somos nós.

As informações são do The Verge.

O post Busca do Google “mudará profundamente” em 2025, diz CEO da big tech apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/06/internet-e-redes-sociais/busca-do-google-mudara-profundamente-em-2025-diz-ceo-da-big-tech/