26 de dezembro de 2024
Às vésperas da troca de governo, Barra do Piraí sofre
Compartilhe:

Na reta final para troca de governo, Barra do Piraí está enfrentando problemas de descontinuidade de serviços públicos e paralisações de obras. A coleta de lixo em todo o município está deficiente há vários dias. Em vários pontos do Centro da cidade há grande volume de lixo acumulado, causando mau cheiro. A empresa responsável pelo serviço vem alegando falta de pagamento por parte da prefeitura, enquanto os trabalhadores reclamam salários atrasados.

A prefeita eleita, Katia Miki (Solidariedade) disse que sua equipe de transição ainda não conseguiu ter acesso ao contrato celebrado entre a empresa responsável e a prefeitura. O documento foi solicitado através de ofício para a atual gestão, do prefeito Mário Esteves (MDB), mas ainda não foi entregue.

“Os barrenses foram deixados por conta própria, enfrentando um acúmulo alarmante de resíduos nos bairros, nos distritos e no centro da cidade. Não tivemos acesso ainda ao contrato celebrado entre a empresa e a prefeitura, mas já solicitamos. Oficiamos também o Ministério Público. Estamos nos preparando para superar esse problema a partir do próximo ano”, afirmou Katia.

Ela disse que deve realizar uma licitação emergencial para assegurar a coleta de lixo na cidade e um mutirão de limpeza assim que assumir o cargo.

No último sábado (7), outro problema surpreendeu servidores da prefeitura: a falta de combustível nax bombas de abastecimento dos veículos oficiais, que fica na Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Katia Miki lamentou a falta de planejamento e organização da atual gestão que deixará a prefeitura no dia 31.

“A atual gestão deveria ter responsabilidade com Barra do Piraí e com os barrenses. A falta de planejamento, organização e de amor pela cidade estão ameaçando os serviços essenciais. Isso é um grande absurdo”, disse a prefeita eleita. Ela acredita que herdará “uma dívida significativa da atual administração”.

“A solução será fazer uma dispensa de licitação e contratar um posto de combustíveis de forma emergencial, até que o novo edital seja lançado. A população não pode continuar sendo penalizada”, disse Kátia.

O atual prefeito, Mário Esteves, tentou eleger seu sucessor mas foi derrotado. Desde a derrota ele vem paralisando obras iniciadas antes das eleições e interrompendo a prestação de serviços essenciais como coleta de lixo e limpeza das ruas.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/as-vesperas-da-troca-de-governo-barra-do-pirai-sofre-com-falta-de-coleta-de-lixo-e-de-combustiveis-para-frota-da-prefeitura/