Estes são alguns destaques da edição desta segunda-feira (09):
James Webb pode ter batido próprio recorde e encontrado as galáxias mais distantes
O James Webb identificou cinco galáxias que podem ser as mais antigas já observadas, a incríveis 13,6 bilhões de anos-luz de distância. De certa forma, o telescópio espacial vem se confirmando como uma poderosa “máquina do tempo cósmica” oferecendo uma visão sem precedentes dos primeiros e turbulentos momentos do Universo.
Grande faraó do Egito Antigo tem rosto revelado
O faraó Amenófis III comandou o Antigo Egito por quase 40 anos, sendo responsável por um período de paz e prosperidade. Apelidado de “O Magnífico”, Amenófis III teve uma história relevante.
Acontece que os restos mortais do faraó não resistiram muito bem à passagem do tempo. Mas, graças à habilidade técnica de pesquisadores liderados pelo designer 3D brasileiro Cícero Moraes, o rosto do monarca foi reconstruído com sucesso.
Asteroides criaram enormes crateras sem afetar o clima da Terra
Você já ouviu falar sobre o asteroide Chicxulub? Há 66 milhões de anos, ele causou a extinção dos dinossauros e de outros seres vivos quando atingiu nosso planeta. No entanto, apesar de ser bastante popular, o evento não foi a última colisão de algo enorme com a Terra.
Duas outras rochas espaciais, quase tão grandes quanto o Chicxulub, atingiram o planeta há cerca de 36 milhões de anos, com uma diferença de 25 mil anos entre as colisões. Só que os efeitos foram bem diferentes daqueles causados pelo asteroide que deu fim à era dos dinossauros.
Google revoluciona meteorologia usando IA
As previsões meteorológicas já estão bem avançadas e, a cada dia, a ciência faz novas descobertas para melhorar ainda mais esse campo de estudo. Só que existem limitações.
Na década de 1960, pesquisadores do clima perceberam que, pela natureza caótica da atmosfera da Terra, só era possível fazer previsões meteorológicas com, no máximo, duas semanas de antecedência. Já no início dos anos 2000, houve um acordo de que, para manter a precisão, era melhor limitar isso para cerca de uma semana.
Mas uma nova ferramenta de inteligência artificial do Google DeepMind mostrou bons resultados para prever eventos meteorológicos com 15 dias de antecedência. A novidade foi descrita em um estudo na revista Nature.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!
O post Confira o Olhar Digital News na íntegra (09/12/2024) apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/09/videos/confira-o-olhar-digital-news-na-integra-09-12-2024/