27 de dezembro de 2024
Willow: novo chip é tão rápido que prova existência do
Compartilhe:

O Willow, novo chip de computação quântica do Google, é tão rápido que indica que “vivemos num multiverso“. É o que escreveu o fundador do Google Quantum AI, Hartmut Neven, num post sobre o novo chip publicado no blog da empresa na segunda-feira (09).

Segundo Neven, o novo chip é tão incrivelmente rápido que provavelmente havia “pego” poder computacional de outros universos. Isto é, o desempenho do chip indica que universos paralelos existem.

Leia abaixo o trecho do artigo que toca neste ponto:

O desempenho do Willow neste benchmark é surpreendente: ele executou um cálculo em menos de cinco minutos que levaria um dos supercomputadores mais rápidos de hoje 10^25 ou 10 septilhões de anos. Se você quiser escrever, seria 10.000.000.000.000.000.000.000.000 anos. Esse número inacreditável excede escalas de tempo conhecidas na física e ultrapassa em muito a idade do Universo. Isso dá crédito à ideia de que a computação quântica ocorre em muitos universos paralelos, alinhada à ideia de que vivemos num multiverso, previsão feita inicialmente por David Deutsch.

Hartmut Neven, fundador do Google Quantum AI, em post sobre o Willow, novo chip de computação quântica do Google, no blog da empresa

Google diz que novo chip de computação quântica prova existência do multiverso…mas será mesmo?

A afirmação de Neven foi recebida com ceticismo por alguns, enquanto outros ditos entendidos do assunto apontaram que as conclusões do fundador do Google Quantum AI eram plausíveis, segundo o TechCrunch. Afinal, o multiverso é uma área de estudo real dentro da física quântica, apesar de ter caído nas graças de Hollywood recentemente.

Novo chip de computação quântica do Google, chamado Willow, pode revolucionar a área (Imagem: Google)

Ainda segundo o site, céticos apontam que as alegações de desempenho se baseiam no benchmark que o próprio Google criou alguns anos atrás para medir o desempenho quântico. “Isso por si só não prova que versões paralelas de você não estão circulando em outros universos – apenas explica de onde veio a régua de medição subjacente.”

Leia mais:

  • Material exótico pode impulsionar a computação quântica
  • O que é um bit quântico (qubit)?
  • O que é um computador quântico e como ele funciona?

Computação quântica

Computadores “clássicos” calculam com base em se um bit é 0 ou 1 (ligado ou desligado). Já computadores quânticos dependem de qubits bem pequenos. Estes podem estar ligados/desligados ou em ambos os estados (em algum lugar entre eles).

Além disso, computadores quânticos podem acessar o entrelaçamento quântico. Esta é uma conexão misteriosa nos níveis mais diminutos do universo entre duas ou mais partículas.

internet quântica
Computadores quânticos utilizam mecânicas quânticas para calcular problemas altamente complexos (Imagem: Yurchanka Siarhei/Shutterstock)

Esse tipo de computador utiliza mecânicas quânticas para calcular problemas altamente complexos que não podem ser resolvidos atualmente com computadores “clássicos”.

O problema: quanto mais qubits são usados no computador, mais propensos a erros eles se tornam. Portanto, ainda não está claro se os computadores quânticos algum dia serão confiáveis o suficiente e poderosos o suficiente para usos práticos.

O novo chip de computação quântica do Google pode revolucionar a área porque a empresa diz ter conseguido reduzir esses erros. E isso abre muitas possibilidades (você pode se aprofundar nesta matéria do Olhar Digital).

O post Willow: novo chip é tão rápido que prova existência do multiverso, diz Google apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/11/pro/willow-novo-chip-e-tao-rapido-que-prova-existencia-do-multiverso-diz-google/