12 de dezembro de 2024
Como escolher um processador (CPU) para NAS (Network-Attached Storage)
Compartilhe:

A escolha de um processador (CPU) para NAS (Network-Attached Storage) deve ser feita de acordo com as suas necessidades. Para ajudar você nessa tarefa, o Olhar Digital preparou algumas dicas importantes. Continue a leitura e confira!

O que é o NAS?

O NAS é um servidor que funciona por meio de placa-mãe, sistema operacional e controladores. Ele possui diversos arranjos de discos, os quais podem ser acessados de forma remota por outros dispositivos integrados à rede em que foi configurado. 

O sistema operacional do NAS trabalha com as funções de gerenciamento de arquivos e de rede, ferramentas de prevenção contra a perda de dados e protocolos de segurança.

Leia mais:

  • NAS, DAS e SAN: vantagens e diferenças entre sistemas de armazenamento
  • Qual processador comprar? Como escolher o modelo ideal para PC
  • 5 dicas para deixar o seu antigo notebook como se fosse novo

Como escolher um processador para NAS

Para fazer a escolha do processador adequado para NAS, é essencial que você entenda quais são as suas necessidades de uso. Então, siga as dicas abaixo.

Use uma CPU Dual-Core para o PC com baixa exigência

Uma CPU Dual-Core é adequada para servidores NAS com uso básico ou baixa demanda de processamento. No entanto, esse tipo de processador está escasso no mercado e você pode ter um pouco de dificuldade para encontrá-lo. Caso não encontre, uma alternativa pode ser adquirir um modelo usado.

Escolha uma CPU com GPU (Unidade de Processamento Gráfico)

A GPU é responsável pela renderização de imagens e vídeos. Além disso, ela desempenha funções cruciais. Por exemplo, algumas placas-mãe podem exigir uma GPU para inicialização, especialmente em PCs convencionais não projetados para servidores.

O item também pode ser peça importante na hora de realizar a instalação ou solucionar problemas. Assim, é recomendável optar por CPUs com GPU integrada, como os modelos Core i3. 

Imagem: Pexels

Para trabalhos mais “pesados” opte por uma CPU mais potente

Se você pretende utilizar o PC para tarefas mais exigentes, o ideal é contar com uma CPU potente, como o modelo quad-core com uma iGPU, permitindo realizar mais tarefas simultaneamente em relação ao dual-core.

Há também CPUs com seis ou mais núcleos, ideais para quem precisa de máquinas ainda mais robustas.

Qual é o preço de um servidor NAS?

O preço de um servidor NAS vai depender totalmente do modelo que você deseja adquirir. Por exemplo, o servidor NAS Synology DS224+, com 2 baias, disponível no Mercado Livre, custa R$ 3.667,56. Entretanto, há opções tanto mais caras quanto mais acessíveis, como o Servidor Nas Synology Diskstation Ds124 C/ 1 Baia Sem Disco, cujo valor é R$ 1.714,90.

Para que serve um servidor caseiro NAS?

O servidor caseiro NAS serve para armazenar arquivos e compartilhá-los por meio de uma rede local. Essa é uma alternativa para quem trabalha em casa com uma grande quantidade de dados que devem ser acessados por mais pessoas. 

Além disso, o servidor é útil em residências que possuem um sistema de vigilância com câmeras que funcionam 24 horas por dia. 

O NAS caseiro é um excelente opção para profissionais autônomos ou de pequenos escritórios, pois eleva a segurança e agiliza o armazenamento de projetos pesados e de grande quantidade.

Quais são as diferenças entre o NAS doméstico e o NAS profissional?

As principais diferenças estão nos recursos disponíveis e na escala de armazenamento. Isso porque o NAS doméstico é um servidor menor, que costuma ter até 5 baias para HDs, portas de rede de 2,5 ou 1 GB e não possui funções avançadas para a realização de protocolos avançados de segurança e balanceamento de dados. 

Além disso, as configurações de RAIS são opcionais. Porém, o ideal é que as configurações sejam implementadas.

Por outro lado, os modelos de NAS profissionais são maiores, podendo ter mais de 6 baias. Eles ainda contam com configuração de RAID por padrão para que não haja perda de dados e, às vezes, possuem capacidade de virtualização.

O post Como escolher um processador (CPU) para NAS (Network-Attached Storage) apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/12/reviews/como-escolher-um-processador-cpu-para-nas-network-attached-storage/