20 de abril de 2025
Lula deve retirar dreno nesta quinta (12) e deixar UTI
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve retirar o dreno da cabeça nesta quinta-feira (12), às 19h, conforme informou o médico Roberto Kalil Filho na entrada do Hospital Sírio-Libanês. Pela manhã, Lula passou por uma embolização da artéria meníngea média, realizada para prevenir novos sangramentos. O procedimento durou cerca de uma hora e ocorreu sem intercorrências.

Segundo os médicos, o presidente deverá deixar a UTI na sexta-feira (13) e ter alta hospitalar na segunda ou terça-feira. Após a alta, Lula seguirá para Brasília, onde poderá despachar do Palácio do Alvorada. No entanto, foi recomendando que ele priorize o repouso, evitando esforços físicos e mentais nos próximos dias.

O neurologista Rogério Tuma explicou que o procedimento realizado reduz significativamente o risco de novos sangramentos:

— Com a drenagem, ele está tratado. O procedimento foi em caráter preventivo, para que essa coleção não se repita. Foi feita preventivamente a embolização da artéria que nutre os vasos dessa cápsula, e com isso diminui muito o risco do hematoma se refazer, e esse risco vai diminuindo exponencialmente com o passar dos dias. Hoje, ele está com menos de 5% de probabilidade de se refazer. Com todo esse procedimento, o risco é bem menor. Bloqueou a circulação pelo lugar onde ele sangrou. Neurologicamente, ele está perfeito, ótimo, conversando — afirmou o médico.

A expectativa é que a recuperação de Lula seja rápida e sem complicações, permitindo que ele retome sua agenda gradualmente nos próximos dias.

Com informações de O Globo

LEIA MAIS

Lula deve ter alta entre segunda (16) e terça (17), dizem médicos após sucesso de procedimento

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-deve-retirar-dreno-nesta-quinta-12-e-deixar-uti-na-sexta-informa-medico/